Estudantes do I.E.E. Madre Tereza participam de palestra com Cacique da Aldeia Tekoa Gengibre


Na tarde desta sexta-feira, 25, alunos do 3º e 4º ano do Instituto Estadual de Educação Madre Tereza, de Seberi, receberam nas dependências da casa educacional o Cacique da Aldeia Tekoa Gengibre, de Erval Seco, para falar sobre a cultura e tradição Indígena Guarani. A iniciativa foi das professoras Angelina, Cristina, Cleonice e Darlini, que percebendo o interesse dos alunos sobre os povos indígenas buscaram o contato e a realização desse encontro.

A professora Angelina Maria Wiechorek Polon, do 4 ano, contou que em alusão ao Dia dos Povos Indígenas, celebrado no dia 19 de abril, muitos conteúdos sobre a cultura nativa foram abordados e as crianças queriam saber mais detalhes, dos quais elas não tinham domínio, surgindo então a iniciativa de buscar essa palestra com o Cacique Sandro Kuaray. Para ela o momento foi muito positivo, talvez uma experiência única dos alunos com a cultura indígena, onde ocorreu uma troca de experiências marcante e sanou muitas curiosidades e questionamento das crianças.

Para o Cacique Sandro, esses momentos são muito importantes para aproximar os diferentes povos, apresentando a realidade além dos livros, e para ele o principal intuito é que não tenham preconceito dos povos indígenas. Dentre suas falas, ganhou destaque o artesanato, a tradição e cultura do povo Guarani, deixando os alunos atentos a cada explicação. O Cacique veio acompanhado de Daiane e Irineu, e ensinou algumas falas do idioma Guarani às crianças.


25/04/2025