Terça-feira, Janeiro 25

União Frederiquense e Creluz anunciam parceria em projeto sustentável

Iniciativa permitirá que a Arena do clube tenha iluminação para sediar jogos ou demais eventos noturnos

O União Frederiquense de Futebol e a Creluz anunciaram na manhã desta terça-feira, 11, em uma coletiva de imprensa, realizada na sede da AEFW, uma parceria para instalação de usina solar e um grande complexo sustentável, envolvendo diversas iniciativas ambientalmente corretas. 

A principal delas será, justamente, a usina solar. Denominada de Usina Solar Sol da União, a estrutura será instalada pela cooperativa Creluz, que além da instalação, irá gerar e explorar a energia com capacidade para até um Megawatt de potência, suficiente para abastecer até 500 residências.

Parte desta energia gerada será destinada ao clube, o restante, vendida no mercado livre de energia elétrica. Com isso, a iniciativa permitirá que seja colocada a iluminação na Arena do União, para que jogos ou demais eventos sejam realizados à noite na estrutura. 

A expectativa da direção do União, é de que na quarta rodada do Gauchão Série A, quando o clube receberá o Juventude, no dia 2 de fevereiro, já seja possível que a partida ocorra pela parte da noite. 

Para adquirir o direito de explorar o espaço e instalar a usina solar, a Creluz investirá um montante inicial de R$ 508 mil. Neste valor, está incluso, a instalação de toda a estrutura base para que o estádio tenha a iluminação e a contrapartida para uso do espaço da Arena. Posteriormente, quando a usina solar for efetivamente instalada, a cooperativa fará um novo aporte financeiro na estrutura. 

As luminárias a serem utilizadas no estádio são de LED, da marca Zagonel, específicas para esportes. Com isso, o União Frederiquense terá uma das cinco melhores iluminações entre todos os clubes do RS. Os equipamentos são econômicos, direcionais e tem 90 mil horas de vida útil, conforme anunciou na coletiva o representante da empresa.

Foto: Adriano Dal Chiavon

Fonte: Folha do Noroeste

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *