Terça-feira, Janeiro 25

Justiça Eleitoral gaúcha retorna o atendimento presencial mediante agendamento prévio

A Justiça Eleitoral gaúcha retorna com o atendimento presencial a partir desta segunda-feira (29). Para ser atendido nos Cartórios Eleitorais ou Centrais de Atendimento ao Eleitor (CAE), o cidadão deverá realizar, obrigatoriamente, o agendamento prévio, por meio da plataforma JE Digital, disponível no site do TRE-RS, localizado em “Serviço ao eleitor -> Atendimento Virtual”, ou ligando para o número 148. Dessa maneira, o interessado tem a comodidade de poder escolher o dia e horário que pretende ser atendido.

Em Porto Alegre, a Central de Atendimento ao Eleitor passará a funcionar em novo endereço, na rua Siqueira Campos, 805, centro da capital, das 10h às 17h. Os demais pontos de atendimento, localizados na região metropolitana e interior do estado, assim como os respectivos horários de funcionamento, podem ser conferidos no site do TRE-RS.

Cabe destacar que a coleta biométrica permanece suspensa, como medida de prevenção ao contágio pelo Covid-19. Assim, quem ainda não tirou a fotografia, nem coletou as digitais, deve aguardar a orientação do Tribunal Superior Eleitoral para fazê-lo. Além disso, a cobrança de multa, causada pela ausência às urnas em 2020, está suspensa por determinação do TSE, não havendo necessidade de emissão de guia de multa ou comparecimento para justificativa.

Para ser atendido presencialmente, o eleitor deverá seguir todos os protocolos sanitários, como o uso de máscara e o distanciamento social, nos ambientes do atendimento.

Todos os serviços disponibilizados pela Justiça Eleitoral, como emissão do primeiro título, revisão do cadastro, mudança de endereço e regularização do título, continuam podendo ser realizados virtualmente no site JE Digital.

Texto: Daniel Campos
Supervisão: Luciana Santos
Coordenação: Cleber Moreira

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