Sexta-feira, Dezembro 3

Confronto entre indígenas em Ronda Alta neste sábado deixa dois mortos

Um confronto entre indígenas na manhã deste sábado (16), deixou pelo menos 2 mortos na comunidade indígena da Serrinha em Ronda Alta. Segundo informações preliminares informadas pelo cacique Márcio Claudino, em entrevista à Rádio Máxima FM de Ronda Alta, uma emboscada teria sido armada quando ele trafegava pela ERS-324, na altura do km 98. Segundo a autoridade indígena, o cacique e mais 3 pessoas estavam em um veículo Toyota Hilux, sendo que teriam saído da comunidade do Alto Recreio em direção à cidade de Ronda Alta, quando nas proximidades da entrada para a cidade de Engenho Velho, a camioneta foi atingida por disparos de arma de fogo.
Segundo ele, de imediato sabendo do fato outros indígenas voltaram ao local na tentativa de encontrar os autores dos disparos contra o veículo do cacique, quando teria ocorrido então a troca de tiros e, segundo as primeiras informações 4 pessoas estariam mortas no confronto, mas somente dois corpos foram encontrados.
Um vídeo divulgado por uma indígena da aldeia denuncia o cacique como o responsável pelas mortes e perseguição a outros indígenas que lutam por suas terras. Segundo ela muitos indígenas já foram embora da aldeia e outros teriam recebido prazo para retirada da localidade. Muitas pessoas que passavam pela ERS-324 acabaram se assustando com o tiroteio e a rodovia chegou a ficar bloqueada durante o confronto. Próximo ao local ao menos 4 veículos e um bar foram queimados. Até a noite deste sábado era aguardada a chegada da perícia técnica para levantamento e investigação dos fatos. A Polícia Federal de Passo Fundo está investigando o caso e teve o apoio da Polícia Civil e Brigada Militar local.
Fotos e Informações: Rádio Máxima FM e Rogério Machado
Reportagem: Renato Martins

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *