Domingo, Outubro 17

Construção de viveiros para piscicultura avançam na região

O município de Seberi recebeu visita da Secretária Estadual da Agricultura Silvana Covatti, para oficializar o início das obras

Foram iniciadas na região, as obras do Programa Integrado de Pesca e Aquicultura, coordenado pelo Departamento de Desenvolvimento Agrário, Pesqueiro, Aquícola, Indígenas e Quilombolas (DDAPA) da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), que irá beneficiar, neste primeiro momento, agricultores de três municípios da região: Seberi, Cristal do Sul e Pinheirinho do Vale, com a construção de viveiros destinados à piscicultura. Na manhã desta sexta-feira (24/09), na presença da secretária Estadual da Agricultura, Silvana Covatti, e de lideranças regionais, foi oficializado o início das obras de construção de viveiros em uma das propriedades do município de Seberi. O projeto que beneficiará Seberi e região foi contemplado com 240hs/máquina com objetivo de fomentar o setor de piscicultura e incentivar os agricultores na produção de alevinos, em parceria com o poder público municipal, Emater e Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural. O objetivo é trazer autosuficiência na produção de algumas espécies de alevinos, para posterior venda às propriedades rurais da região.

Outros três municípios da região de Frederico Westphalen, Sarandi, São José das Missões e Novo Tiradentes, também estão cotados para execução do Programa Integrada de Pesca e Aquicultura e aguardam o processo de licitação, que deve acontecer em breve. Para a região Norte, esta política pública vem ao encontro das ações de fomento desenvolvida nos últimos anos e que tem impulsionado a atividade da piscicultura. Atualmente, a região já conta com dez abatedouros de piscicultura e a demanda pela produção está aumentando.

Estiveram presentes na propriedade de Sadi e Jr Balestrin em Seberi, a Secretária Estadual Silvana Covatti, a Coordenadora Regional da Agricultura Claudia Ribeiro Milani, o Gerente Regional da Emater Luciano Schwerz e o Gerente Adjunto Cleomar De Bona, o Prefeito Adilson Balestrin, o Vice-Prefeito Adalberto Pegoraro, o Presidente do Legislativo João dos Santos Lopes, o Secretário Municipal da Agricultura Mário Ceretta, a Chefe do Escritório da Emater de Seberi Pamela Couto, vereadores, operadores de máquina e imprensa para oficializar as obras do Programa Integrado de Pesca e Aquicultura, que deverá alavancar o setor de piscicultura na região.

Sobre o programa

Para execução desse programa, a Emater/RS-Ascar elaborou os projetos técnicos e, a partir de termo de cooperação firmado entre Seapdr e Prefeituras, são realizadas o trabalho de escavação dos tanques nas propriedades. Conforme dados da Emater/RS-Ascar, o Estado produz mais de 50 mil toneladas de pescados de cultivo em açudes e tanques escavados e há um potencial para ampliação. O programa, que visa estimular a diversificação de renda por meio da atividade de piscicultura em tanques escavados no Estado, inicialmente, contemplará municípios das regiões de Frederico Westphalen, Ijuí, Lajeado, Pelotas e Santa Rosa.

Além do projeto técnico, a Emater/RS-Ascar está promovendo cursos, dias de campo e visitas de acompanhamento, auxiliando os agricultores no manejo adequado, para garantir maior produtividade para autoconsumo da família e a lucratividade nas propriedades através da comercialização.

Fotos: Renato Martins

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *