Domingo, Outubro 17

Congresso é iluminado de roxo em homenagem ao Dia da Conscientização da Doença de Alzheimer

Enfermidade é a causa mais comum de demência em todo o mundo, e gera perda de memória e confusão mental

Os prédios da Câmara e do Senado estarão iluminados de roxo nos dias 20 e 21/9, em homenagem ao Dia da Conscientização da Doença de Alzheimer, celebrado em 21 de setembro. Instituída pela Lei 11.736, a data tem como propósito sensibilizar a população, as entidades públicas e privadas de saúde e os profissionais da área para a gravidade dessa doença, bem como chamar a atenção para a importância da prevenção, do diagnóstico e da busca por tratamentos que possam melhorar a cognição dos pacientes.

O Alzheimer é uma enfermidade neurodegenerativa que provoca a diminuição das funções cognitivas. A doença não tem cura, e é a causa mais comum de demência no mundo, com 70% dos casos. Segundo estudo publicado na Revista Brasileira de Epidemiologia, cerca de 1 milhão de brasileiros sofrem de demência − a maioria ocasionada por Doença de Alzheimer, cujos sintomas mais comuns são a perda de memória e a confusão mental.

A homenagem ao Dia da Conscientização da Doença de Alzheimer interromperá temporariamente a iluminação do Palácio do Congresso Nacional na cor amarela, em apoio ao Setembro Amarelo, campanha de prevenção do suicídio.

Fotos: Roque de Sá/Agência Senado e Pierre Triboli/Câmara dos Deputados

Por Renato Martins

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *