Sexta-feira, Dezembro 3

Assembleia presencial da Amzop discutiu diversos assuntos de importância regional

A Associação dos Municípios da Zona da Produção, realizou nesta quinta-feira (16), assembleia na sede da AMZOP, em Seberi, onde teve a presença de prefeitos e assessorias da região que compõe a associação e do Secretário de Logística e Transportes do Estado Juvir Costella; do diretor-geral do Daer, Luciano Faustino e do Adjunto Luiz Gustavo de Souza.
O Presidente da Amzop e prefeito de São Pedro das Missões, Antônio Reginaldo Ferreira da Silva conduziu os trabalhos e entre as pautas que foram tratadas estavam a aprovação dos novos protocolos regionais da Covid-19; Campeonato Amzop; Grupo de Trabalho Ferrovia Norte-Sul; Projeto Aceleração Regional; Programa Avança Rio Grande e assuntos de interesse CNM/Famurs/Amzop.
Aprovação de Protocolos Regionais Covid-19
O assessor jurídico da Prefeitura de Frederico Westphalen e Presidente do Comitê Técnico Regional da Amzop, Jonathan Carvalho expôs sobre a regionalização à partir do Gabinete de Crise e a flexibilização dos decretos dos municípios e mudanças dos protocolos obedecendo o decreto estadual. Segundo Jonathan, a quinta semana com quadro de estabilidade da Covid-19 na região se deve a diversos fatores como a vacinação, os cuidados que a população estão tomando e o trabalho das administrações municipais. A proposta do Gabinete de Crise foi pela manutenção dos protocolos regionais aprovado também pela Coordenadoria de Saúde e sugerido pelo Comitê Técnico, no qual foi aprovado pelos prefeitos presentes.
O Presidente da Amzop destacou também os números da região, onde a maioria dos municípios já estão com 70% a 80% da população imunizada com a primeira dose da vacina contra a Covid-19, e também está adiantada em percentual da população com a segunda dose, tendo como resultados muitos municípios sem casos registrados da doença e também sem óbitos nas últimas semanas.
Campeonato Amzop
Foi explanado e aprovado pelos prefeitos o que foi tratado sobre a retomada do campeonato de Futsal, onde após reunião formada pelo comitê técnico coordenada pelo Sesc, para o 2º Campeonato Regional de Futsal com data de previsão do início do campeonato para 15 de outubro. O valor das inscrições ficou: para 01 time por município, valor de R$ 800 e 02 times por município, R$ 1.200. Serão transmitidos pelo menos uma rodada da primeira fase e à partir da segunda fase, a transmissão de todas rodadas. As equipes receberão 01 sacola esportiva, 02 bolas oficiais e 01 bomba personalizados. Ainda segundo o presidente Antonio, este deverá ser o maior campeonato realizado pela Amzop e também um dos maiores campeonatos na categoria amador do interior do Estado.
Comissão da Ferrovia Norte-Sul
A busca por melhores condições de infraestrutura para os municípios tem sido uma das grandes prioridades da Amzop e o prefeito Vilsinho de Iraí, acompanhado de Silvestre Becker de Palmeira das Missões, falou sobre a reunião virtual realizada com o Ministro Tarcísio de Freitas (atual ministro da Infraestrutura do governo Bolsonaro) em julho deste ano, e a preocupação pelo fato do trecho sul não ser prioridade e da nossa região estar fora do projeto da malha ferroviária Ferrovia Norte-Sul. Segundo o prefeito a comissão está buscando uma nova audiência com o ministro sobre o tema para mostrar o interesse de nossa região em fazer parte do projeto e apresentar dados estratégicos da região através do Programa de Aceleração Regional com parcerias da Cooperativa Sicredi Alto Uruguai, Sicredi da Região da Produção, UFSM e Emater regional, apresentando o potencial de produtividade regional. Segundo dados levantados, diante dos 11 produtos mais importantes do agronegócio gaúcho, sete são produzidos na região: soja, milho, trigo, frango, leite, suínos e fruticultura e conforme relatório da aceleração regional produzido pela Emater e Amzop, são 2,4 milhões de toneladas de grãos, 18,8% da produção de suínos do RS, 10,41% da produção de leite do Estado, 5% da produção de frango e 7% da produção na fruticultura produzidos na região da Amzop, dados apresentados, onde nenhum desses quantitativos circularam sobre ferrovias. O prefeito destacou também a importância da presença dos presidentes das cooperativas e cerealistas da região nesta audiência com o ministro Tarcísio, pois este projeto deverá beneficiar pelo menos uns 100 municípios num raio de 100 quilômetros da ferrovia . Segundo proposta apresentada para concessão da malha sul e parte do traçado da Ferrovia Norte-Sul, um trajeto de ligação entre Cruz Alta e Vicente Dutra possibilitaria alguns quilômetros de trilhos na região passando por Vicente Dutra, Caiçara, Frederico Westphalen, Taquaruçu do Sul, Seberi, Erval Seco, Dois Irmãos das Missões e Palmeira das Missões.
Programa Avança Rio Grande
O Secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella e o diretor-geral do Daer, Luciano Faustino, acompanhado do Adjunto Luiz Gustavo de Souza apresentaram os trabalhos das obras em rodovias estaduais da região e receberam as demandas dos prefeitos da região.
A entrevista completa com o secretário Juvir Costella você pode acompanhar na página da Rádio Seberi.
Reportagem e Fotos: Renato Martins

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *