Quinta-feira, Agosto 5

Amzop promove encontro para tratar sobre questões previdenciárias dos Municípios

A Associação dos Municípios da Zona da Produção (Amzop), promoveu um encontro na manhã desta quinta 01 de julho com assessores jurídicos e técnicos dos municípios que possuem servidores municipais aposentados e que permanecem no cargo por força de decisão judicial, contrariando expressamente a legislação municipal.
O encontro contou com a presença do Dr. Gladimir Chiele da Consultoria de Direito Publico (CDP) de Porto Alegre, que acompanha os trabalhos da Amzop desde 2016 e em conjunto com a Famurs vem defendendo os municípios gaúchos nesta causa.
Segundo Chiele, essa questão foi resolvida definitivamente pelo Supremo Tribunal Federal (STF), no julgamento do RE 1302501, com a manifestação do relator ministro presidente Luiz Fux.
Fux ressaltou que o entendimento firmado pelo STF é de que, se a legislação do ente federativo (município) estabelece que a aposentadoria é causa de vacância, o servidor não pode, sem prestar novo concurso público, se manter no mesmo cargo ou ser reintegrado depois de se aposentar, ainda que a aposentadoria se dê no âmbito RGPS.
O ministro destaca, ainda, que a acumulação de proventos e vencimentos somente é permitida quando se tratar de cargos, funções ou empregos acumuláveis.
O presidente da Amzop, prefeito de São Pedro Das Missões, Antônio Reginaldo Ferreira da Silva, destaca que esta é uma grande vitória para o municipalismo e pincipalmente mantém a viabilidade da gestão publica dos pequenos municípios, ameaçada pelo inchaço na folha de pagamento a partir de decisões judiciais.
O presidente lembra ainda, que a Associação segue atenta a esta e outras questões que atingem os municípios e suas gestões, não medindo esforços em avançar em demandas que possam significar na pratica um maior poder de investimento do município no atendimento às necessidades dos cidadãos.
Assessoria Amzop

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *