Terça-feira, Junho 15

Dia dos namorados, a data especial aumenta a expectativa de vendas no comércio

O Dia dos Namorados no Brasil é comemorado dia 12 de junho, e mesmo não sendo feriado, é tradicionalmente muito esperado. Os casais aproveitam para demonstrar todo afeto e dedicação compartilhados entre ambos, geralmente trocando declarações de amor, presentes, surpresas e outras diversas formas criativas de aproveitar a ocasião.

É muito comum nessa data a troca de presentes especiais entre namorados, que aproveitam para celebrar sua união e agradecer o companheirismo e a dedicação entre ambos durante o ano todo. Outros casais viajam ou planejam um jantar especial.

Conheça um pouco da história do Dia dos Namorados no Brasil e no mundo

Fora do Brasil, especialmente nos Estados Unidos e na Europa, o Dia dos Namorados é celebrado em 14 de fevereiro, data também conhecida como Dia de São Valentim (Valentine’s Day).

Alguns países possuem uma forma curiosa e diferente de comemoração. Nos Estados Unidos, os americanos adotam o momento não apenas entre namorados ou casados, mas também entre amigos, filhos, e pessoas que se amam.

No Japão, são as mulheres que compram chocolates aos parceiros, sendo de sabor específico ao tipo de relação. Um mês depois, dia 14 de março, a comemoração continua com os homens presenteando suas companheiras, neste caso, somente com chocolate branco, o chamado “ Dia Branco”. Na Coreia do Sul, além do mesmo ritual seguido no Japão, tem uma terceira data de continuidade ao dia especial. No dia 14 de abril, os solteiros se vestem de preto, conhecido como “Dia Preto” e se reúnem para jantar.

Na Finlândia a cultura é um pouco distinta, a data oficial 14 de fevereiro é chamada de “Dia dos Amigos”, e não Dia dos Namorados. Os amigos saem para festejar e se presenteiam com cartões, rosas, doces e outras lembranças.

Na Argentina, a surpreendente celebração ao Dia dos Namorados se estende por sete dias. Os argentinos festejam a “Semana de la Dulzura” – Semana da Doçura, entre os dias 1º e 7 de julho. A tradição surgiu em 1.989, quando uma empresa de doces conseguiu aumentar suas vendas com a propagação do slogan “Um doce por um beijo”. A semana ficou muito conhecida e é realizada até hoje, com pessoas se presenteando com vários tipos de doces.

No Brasil, a data é comemorada no dia 12 de junho, véspera do dia 13, Dia de Santo Antônio, conhecido por ser um santo português casamenteiro. Santo Antônio é conhecido como protetor dos noivos, e é tradição em Lisboa celebrar um casamento coletivo no dia 13 de junho, na própria Igreja onde Santo Antônio nasceu.

Para quem deseja casar, há várias simpatias para realizar no dia de Santo Antônio. Uma delas consiste em retirar o Menino Jesus que o santo carrega, prometendo devolvê-lo apenas depois que encontrar um marido. Outra simpatia é colocar a imagem de Santo Antônio de cabeça para baixo, prometendo mudá-la de posição somente quando Santo Antônio arranjar um marido. Estes rituais são geralmente feitos na madrugada do dia 13 de junho.

Por aqui, a data comercial surgiu quando um publicitário paulista conheceu o Dia de São Valentim em uma de suas viagens ao exterior, e trouxe a mesma ideia para o Brasil, porém adaptada. Desde então, o dia dos namorados passou de uma data apenas comercial, para uma data romântica e de comemoração.

 

Dia dos namorados aumenta a expectativa de vendas no comércio de Seberi

   

Segundo Carine Cadoná, proprietária da Floricultura Essência das Flores em Seberi, nesta data do dia dos namorados um dos itens mais vendidos na loja são os buquês de rosas nacionais e rosas importadas da Colômbia. A loja oferece também arranjos naturais, orquídeas, flores de vasos em geral e cestas de flores com chocolates. “Mas o mais procurado são os buquês de rosas”, frisa Carine.

Para Mara Santana Gobbo, proprietária da loja Amara Look, o ramo de vestuário é um dos mais aquecidos nesta data tradicional. Segundo a empresária, dentre os itens mais procurados estão lingeries, calça jeans, suéter, camisetas entre outros.

A Presidente da Aciseb, Mari Botene destaca que essa data é muito especial e tradicional, onde o presente representa o carinho e apreço pelo (a) companheiro (a). Mari Botene lembrou que o comércio local está com muitas novidades e também o sorteio da Compra Premiada que as empresas associadas estão disponibilizando R$ 1 mil em Vale-Compras (4 vales de R$ 250), que serão sorteados na próxima segunda-feira. O comércio em Seberi funcionará em horário especial neste sábado com funcionamento no período da tarde.

Renato Martins

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *