Terça-feira, Junho 15

Casal realiza primeiro parto domiciliar planejado em Soledade

No dia 12/05, uma quarta-feira gelada, após 40 semanas e cinco dias de gestação, nasceu em Soledade Martina Pinho dos Santos. Filha do casal Thamyrys Pinho e Romildo Lima dos Santos, ela é o primeiro parto domiciliar planejado realizado em Soledade.

Romildo tem 40 anos e é servidor da Corsan, e Thamyrys, 26 anos, é Bióloga. O casal morava em Pelotas, onde ela fazia mestrado, contudo ele foi transferido provisoriamente para trabalhar em Soledade, onde estão desde outubro de 2020.

A gravidez desde o início foi planejada, e a partir de uma amiga, Thamyrys começou a conhecer mais sobre o parto domiciliar planejado, o qual foi a alternativa buscada pelo casal. Após se mudarem para Soledade, com 25 semanas de gestação, começaram a amadurecer a ideia e foram em busca de uma doula, profissional que tem como função acompanhar a gestante durante o período de gravidez, parto e período pós-parto, além de apoiar, encorajar, oferecer conforto e suporte emocional nestes momentos.

“Estávamos procurando uma doula, e nos indicaram a Ana Cristina da Silva. Isso foi em janeiro, quando ela começou a nos acompanhar. A partir dela chegamos a equipe da Madre Dulci, da cidade de Erechim, que passou a nos prestar toda a assistência especializada através das enfermeiras obstetras Dulcinéia Corrêa Picolo e Patrícia Carla Schmidt”, conta Romildo.

Até o parto foi realizado um acompanhamento contínuo da gestação, com consultas e exames na residência em Soledade, e também no consultório em Erechim. Além disso, o casal manteve contato direto com a doula, que auxiliou no preparo da gestante.

“Eu sou muito caseira, queria dar a luz no conforto do meu lar, dos meus cachorros e da minha bagunça. Sempre quis um parto mais humanizado. Assim, depois que iniciou o acompanhamento, tanto da doula como da equipe da Madre Dulci, nos sentimos mais seguros, tranquilos e a gestação transcorreu dentro da normalidade”, afirmou Thamyrys.

Martina nasceu no dia 12/05 às 9h43min com 3,4 kg e mediu 49 cm. “As primeiras contrações iniciaram ainda na noite de terça-feira, 11/05. Diante disso fui buscar a doula, e durante a madrugada acionamos a equipe da Madre Dulci que veio a Soledade para realizar o parto. Foi tudo muito incrível, jamais vou esquecer”, pontuou Thamyrys.

Uma semana após o nascimento, a equipe da Madre Dulci esteve na residência do casal para exames e testes com o bebê, o qual está muito saudável. O acompanhamento se estenderá por 42 dias.

Fonte: Clic Soledade

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *