Segunda-feira, Janeiro 18

Eleições Municipais – PP, MDB e PDT se mantêm como as siglas que mais elegeram prefeitos no RS mostra levantamento da Famurs

O Partido Progressista (PP), o Movimento Democrático Brasileiro (MDB) e o Partido Democrático Trabalhista (PDT) mantiveram-se na liderança e foram as siglas que mais elegeram prefeitos gaúchos, durante o primeiro turno das eleições municipais 2020, no último dia 15/11.

O PP foi o que mais conquistou prefeituras: 143 – uma a mais que o pleito anterior – e ainda disputa o segundo turno em Santa Maria. Na sequência, o MDB elegeu prefeitos em 135 municípios, dois a mais se comparado a eleição em 2016. Contudo, o partido ainda disputa, no segundo turno, o comando da capital gaúcha, Porto Alegre. Também se manteve entre os maiores partidos no Estado o PDT, com 65 eleitos, 13 gestores a menos do que a quatros anos atrás. A quarta sigla mais votada foi a do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), que elegeu 31 prefeitos no RS, dois a mais que o último pleito e ainda disputa mais uma vaga na Prefeitura de Canoas. O Partido dos Trabalhadores (PT) perdeu 16 prefeituras – totalizando 23 eleitos em 2020.

Confira tabela abaixo com os Prefeitos eleitos por partido no RS nos dois pleitos:

Fonte: FAMURS

Renato Martins / Dep Jornalismo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *