Terça-feira, Setembro 22

Gavidez na odontologia: Dentistas Gabriel Tobola e Bruna Cadoná tiram suas dúvidas

Vocês perguntaram e os dentistas Gabriel Tobola e Bruna Cadoná respondem!!!!
O assunto abordado foi: Gavidez na odontologia!!!
Selecionamos as perguntas mais questionadas e confira a resposta dos profissionais:
 
1. A gravidez pode ser responsável pelo aparecimento da cárie e da doença gengival? Com aumento hormonais, tem diminuição do fluxo e da ação protetora da saliva. E as grávidas passam a comer um pouco mais. Essa combinação gera um aumento da acidez na boca, o que facilita a agressão nos dentes e a formação de cáries.
 
2. A gestante pode submeter-se a tratamento odontológico? Sim, desde que seja feito com o devido cuidado. Sendo o segundo trimestre o período indicado para realizar tratamentos odontológico. É necessário que se faça um acompanhamento desde o inicio da gravidez.
 
3. O exame radiográfico pode prejudicar o bebê? Nos exames odontológicos o nível é baixo de radiação . Porém, sempre deve-se utilizar os coletes protetores de chumbo e ter o máximo de cautela
 
4. E quanto ao uso de anestesia? Não há problemas em usar anestésicos desde que seja em quantidades mínimas e o produto correto. Mesmo assim devem ser usados apenas em alguns casos.
 
5. Pode ser realizado clareamento em grávidas? não há evidências de que ele possa ser prejudicial ao feto em desenvolvimento. Contudo, também não há comprovação de que seu uso seja seguro durante a gestação. Sendo assim, não é aconselhável fazer o clareamento dentário durante a gestação nem mesmo durante o período de amamentação.
 
6. E com respeito aos antibióticos?
Há antibióticos que são indicados e outros não. Na maioria das vezes usa amoxicilina para infecções orais.
 
7. Existem cuidados especiais para a higiene bucal das gravidas? da mesma forma que é feito exames pré-natal na gestante, deve-ser ter o cuidado com a saúde oral e acompanhamento odontológico nesse período. Mantenha a higiene bucal em dia: escovação pelo menos 3x ao dia, fio dental para evitar a formação da placa bacteriana e os problemas na gengiva. Escolha alimentos mais saudáveis: alimentos ricos em vitamina d e cálcio como leite, peixe, são aliados para uma gengiva e dentes saudades. Evitar o consumo exagerado de doces, as chances de acumular bactérias na boca serão menores. Faça uma assepsia cuidadosa após a ocorrência de vômitos: aumento do fluxo de ácidos provenientes do aparelho digestivo, afetando os dentes e podendo danifica-los.
Faça uma visita aos profissionais!!!
Endereço: Avenida Flores da Cunha, 1197
Contato: (55)99988-9169
 
Fiquem atentos as redes sociais e fique sempre bem informado!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *