Quarta-feira, Dezembro 2

Seberi se despede do médico Dr Edmundo Navarro

A comunidade de Seberi se despede do Dr Navarro, que faleceu na noite desta terça-feira (02) em Porto Alegre. O médico conhecido de todos sempre foi atuante em Seberi e na região.

Edmundo Eliseo Reátegui Navarro, nascido em 1 de agosto de 1937 era natural de Lima no Peru, veio para o Brasil e se formou na UFRGS, em 1962. Veio atuar na região e acabou permanecendo em Seberi, onde iniciou atendendo clínica geral e também através de uma sociedade dos médicos, a Clínica Médica Seberiense, com atividades médicas onde atendeu durante muito tempo na casa onde atualmente funciona a Rádio Sociedade Seberi, que era um hospital antes da inauguração do Hospital Pio XII em 1977.

A paixão pela profissão se estendeu também aos filhos Edmundo Berni Reátegui e Roberto Carlos Stricher Navarro, além do neto Edmundo Eliseo Reátegui Navarro Neto que foram influenciados e seguiram carreira médica. Dr Navarro foi também ex-Prefeito Municipal entre ao anos de 1982 e 1983 e ex-Vice-Prefeito Municipal entre 1977 e 1982; foi candidato a deputado estadual por duas vezes, foi médico lotado na Secretaria Municipal da Saúde e também Médico, Diretor Clínico e membro do Conselho Deliberativo da Fundação Hospitalar Pio XII ao longo de sua carreira. Atuou além de Seberi, em Frederico Westphalen, Rodeio Bonito (inclusive na área indígena), Vicente Dutra e Palmeira das Missões.

Homenagens

Dr Navarro conquistou o carinho da população. São centenas de homenagens nas redes sociais, a este seberiense de coração que sempre se dispôs a ajudar as pessoas.

A Fundação Hospitalar Pio XII está de luto e os Funcionários, Corpo Clínico e Direção deixaram sua mensagem: “Um ser iluminado, de grande coração que a nossa comunidade poderia ter, nos deixou. Mas seu legado ficará para sempre em nossos corações e pensamentos. Um ser de fé e luz que ajudou a todos, independente de raça ou classe social, pois seu coração sempre tinha espaço para mais um. Palavras são poucas para agradecer a Deus por ter nos permitido viver ao lado deste ser iluminado, que foi o nosso querido médico Navarro. Nos despedimos de você, com uma única palavra, GRATIDÃO.”

O Prefeito Cleiton Bonadiman decretou luto oficial no município nos dias 03, 04 e 05 de junho, considerando que o Dr Navarro cumpriu com sua missão de salvar vidas, e pelo talento de suas mãos contribuiu para a evolução da medicina no município; foi um cidadão amado e venerado pela maioria da população pela sua generosidade, humanidade e respeito, principalmente com os menos favorecidos e deixou importante legado na sociedade civil, onde atuou em várias entidades, especialmente no esporte, contribuindo como profissional de medicina, jogador e entusiasta dos clubes locais. “Doutor Navarro será sempre lembrado pelos munícipes, ao longo dos anos, pois pelo seu ofício trouxe, além de cura, esperança e fé aos corações de seus pacientes”, considerou o poder público em nota oficial.

Em 2018 a administração municipal com o objetivo de homenagear o médico, havia encaminhado à Câmara de Vereadores o Projeto de Lei Nº 76/2018 que denominou a “Unidade de Estratégia da Saúde da Família Doutor Navarro”, sendo aprovado por unanimidade. O objetivo foi reconhecer os relevantes trabalhos prestados pelo médico à comunidade seberiense.

“O povo de Seberi ama esse médico, que dedicou uma vida por nosso município, não escolhendo dia nem horário para exercer a sua profissão e atendendo a todos, sem distinção”, destacou o prefeito Cleiton Bonadiman na época.

A seberiense Fátima Frizon, que era secretária dos médicos do Hospital Pio XII e conhecia o Dr Navarro desde 1978 disse que ele atendia pacientes de toda a região e não se preocupava se tinham ou não dinheiro, não cobrava e ainda ajudava muitas vezes os pacientes a comprarem remédios. “Ele era um bom médico, atuante e ajudava as pessoas não importava quem fosse”. Fátima disse também que ele era muito religioso e gostava de frequentar o santuário Cristo Rei em Frederico Westphalen, onde gostava de rezar, “.. além da caridade ele era um homem que tinha sua forma de sempre estar ligado à Deus..”, relatou.

“Ele foi muito importante para a comunidade como médico, como pessoa e como amigo. Ele teve muitos amigos, me considerava como uma pessoa da família e sempre tive muito carinho por ele. Ele foi uma pessoa que fez o bem, aliviou tantas dores e sempre foi reconhecido por muitas pessoas que o agradeciam. Será sempre lembrado com carinho por muitos.”, finalizou Fátima.

Dr. Navarro, como era conhecido em toda a região sofreu uma queda no início de 2018 e após problemas de saúde atualmente estava no município de Arvorezinha  sendo  cuidado  pelo  filho Edmundo  Reategui (Didi)  que também é  médico.

O médico que atuou por décadas em Seberi e outras cidades da região faleceu na  noite desta terça-feira (02),  no  Hospital  Moinhos  de  Vento  em  Porto  Alegre.

Os atos fúnebres serão realizados às 16 horas no Salão Paroquial.

 Imagens: Arquivo

Renato Martins / Dep Jornalismo

 

2 Comments

  • Denize de Avila Berni

    Homenagem justa e merecida para este Ser iluminado que, na vida, tinha como objetivo praticar o bem. Vai com Deus, Ed Trei, meu amado cunhado, pai, irmão.. Nossos queridos desencarnados estarão contigo para te levarem para o lugar de Luz que a ti está reservado.
    Me solidarizo com a dor e a saudades de todos que o amam.
    Obrigada, Didi!! Deste a ele os melhores ultimos tempos que ele poderia ter. Te amo, tia Deca

  • Minha gratidão ao Dr. Navarro! Que quidou da Saúde dos nossos filhos, nossas famílias! em 1977 minha filha está muito mal com pontadas peonomia, chegamos ao hospital,deixei ela com minha mãe e corri até à casa dele pedir socorro, então, ele estava tomando café!… ele disse espere só pouquinho, já estou indo! me levou ao hospital, chegando lá à menina estava mal, mas o Dr. Navarro tratou com todo carinho e quidando, como sempre! Cuidou muito bem do nosso casal de filhos fui moradora de Seberi por muitos anos ,me casei lá .No entanto me faltam palavras, para descrever tudo o que essa Inlustre pessoa, Excelente Dr.Navarro!. Nós te amamos!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *