Terça-feira, Setembro 28

Municípios da Amzop já podem fazer testes do coronavírus em Palmeira das Missões

Foi confirmado nesta segunda-feira (11), a possibilidade de ampliação dos testes aplicados para realizar o diagnóstico molecular da Covid-19 realizados pelo laboratório da UFSM (Campus de Palmeira das Missões), estendendo a parceria já firmada com alguns municípios da região, alcançando este serviço para todos os integrantes da AMZOP.
Aprovado na última sexta-feira (08), na assembleia extraordinária dos Prefeitos da Amzop, ficou autorizado a todos os gestores a fazer esta tratativa, em todos os seus termos, objetivando firmar esse acordo de cooperação com a instituição. Considerando que os municípios integrantes da 15ª e 19ª Coordenadorias Regionais de Saúde, não representam uma quantidade expressiva de habitantes, sendo assim foram destacados os municípios: Alpestre, Ametista do Sul, Barra Funda, Boa Vista das Missões, Caiçara, Cerro Grande, Chapada, Constantina, Cristal do Sul, Dois Irmãos das Missões, Engenho Velho, Erval Seco, Frederico Westphalen, Gramado dos Loureiros, Iraí, Jaboticaba, Lajeado do Bugre, Liberato Salzano, Nonoai, Nova Boa Vista, Novo Barreiro, Novo Tiradentes, Novo Xingu, Palmeira das Missões, Palmitinho, Pinhal, Pinheirinho do Vale, Planalto, Rio dos Índios, Rodeio Bonito, Ronda Alta, Rondinha, São José das Missões, São Pedro das Missões, Sarandi, Sagrada Família, Seberi, Taquaruçu do Sul, Três Palmeiras, Trindade do Sul, Vicente Dutra e Vista Alegre.
Para o Presidente da Amzop Gerri Sawaris, tendo em vista que o vírus não respeita limites, nem divisas territoriais, essas ações coletivas mais abrangentes, tornam-se fundamentais no combate ao Covid-19. “Com essa possibilidade do laboratório e o corpo técnico da Universidade ampliar o atendimento, o benefício será de todos, pois acarretará em diagnóstico mais rápido, e com isso, condições de manter o controle e organizar as ações em cada município mais rapidamente”, ressaltou.

O convênio
A Câmara de Vereadores de cada município deve encaminhar e aprovar Projeto de Lei, que autoriza realização de convênio visando ampliar a disponibilidade de testes para Covid-19. O referido Projeto de Lei autoriza os municípios a firmarem Termo de Convênio junto ao Consórcio Intermunicipal de Saúde – CONSIM, entidade com sede em Palmeira das Missões, objetivando exclusivamente a realização de exames de Covid-19. Os testes estão sendo disponibilizados aos municípios conveniados ao Consórcio através de parceria com a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) envolvendo o Laboratório de Genética e Microbiologia do Campus de Palmeira das Missões.
Os exames moleculares para a identificação do Covid-19 atualmente são realizados aos poderes públicos somente através do Laboratório de Saúde Pública do Estado do Rio Grande do Sul – LACEN/RS, que está com grande demanda de exames em decorrência da elevação dos possíveis casos de contaminação.
Com a aquisição do equipamento de diagnóstico e a cedência para o Laboratório de Genética e Microbiologia do Campus de Palmeira das Missões da UFSM – Campus Palmeira das Missões, a Universidade, em parceria com o Consórcio Público, disponibilizou seus profissionais e instalações físicas para a realização de exames moleculares para a identificação de pacientes nos casos de suspeitas de Covid-19, como forma de contrapartida pela cedência do equipamento pela Escola Técnica do Comércio.
Essa disponibilidade acaba reduzindo despesas, no valor do exame e de deslocamento das coletas dos pacientes suspeitos, já que tem valor bem abaixo aos preços praticados pelo mercado.

Foto: Ascom UFSM-PM

Renato Martins / Dep Jornalismo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *