Quarta-feira, Dezembro 2

Caiçara comemora 54 anos de emancipação político-administrativa

O município de Caiçara foi criado em 19 de outubro de 1965, desmembrando-se do município de origem, Frederico Westphalen, e sendo instalado em 19 de maio de 1966.

O nome Caiçara” provém do tupi antigo ka’aysá (ou ka’aysara), que designava uma cerca rústica feita de galhos de árvores. Habitada originalmente por índios e, posteriormente, caboclos, a região começou ser chamada de “Lagoa da Figueira”, em referência a uma lagoa e a uma figueira que proporcionavam água e sombra aos viajantes. Por volta de 1922, a região começou a ser ocupada por migrantes de ascendência europeia provenientes de outras regiões do estado, principalmente de Santa Maria. Em 1948, o então povoado de Caiçara foi elevado à condição de distrito pertencente ao município de Iraí. Em 1954, o distrito passou a pertencer ao município de Frederico Westphalen. Em 1965, foi elevado à condição de município.

O dinamismo dos pioneiros fez com que o povoado crescesse e, aos poucos, transformasse-se em uma próspera vila.

A economia do hoje município de Caiçara é baseada no setor primário, estando a maior parte de sua população concentrada na zona rural da cidade. Os primeiros habitantes eram de origem italiana.

Nesses 54 anos de história, o prefeito Marcio Minuzzi destacou os aspectos que julga importante para o crescimento desde a sua formação como a integração e a união das famílias que se instalaram desde o início para superar os diversos desafios e também os incentivos a diversos setores como o da suinocultura, fumicultura, leiteiro e outros importantes para o desenvolvimento do município.

Renato Martins / Dep Jornalismo

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *