Segunda-feira, Novembro 29

UFSM Palmeira das Missões inicia testes para COVID-19

Começaram a ser realizados nessa quarta-feira (22), no campus da Universidade Federal de Santa Maria de Palmeira das Missões, os testes para COVID-19 (Coronavírus). O trabalho é realizado, voluntariamente, por estudantes e servidores da instituição que fazem parte dos Laboratórios de Genética Evolutiva e Microbiologia.

Depois de muitos dias de preparação, a equipe recebeu a primeira amostra de um paciente suspeito de COVID-19 no município de Palmeira das Missões e iniciou os primeiros testes. De acordo com o professor Daniel Graichen, a equipe realiza nos laboratórios os procedimentos necessários para verificar a existência ou inexistência de material viral na amostra do paciente. “Esperamos poder tranquilizar a comunidade palmeirense para que todos possam voltar às suas atividades o mais rápido possível com segurança e acreditando nos resultados que nós geraremos aqui”, afirmou o cientista.

A intenção é atender o município de Palmeira das Missões e municípios da região. “Nós estamos trabalhando com esse processo há aproximadamente um mês. Ao longo do tempo, a equipe foi constituída e os treinamentos, tanto de biossegurança quanto treinamentos de capacitação técnica, foram realizados. Então, hoje a equipe e os laboratórios estão organizados para a realização de em torno de 60 testes por dia”, explicou a professora Terimar Moresco.

De acordo com a docente, os laboratórios foram reorganizados e readequados para que pudessem atender ao fluxo dos testes e aos procedimentos de biossegurança recomendados pela Organização Mundial da Saúde. Além dos docentes e técnico-administrativos em educação, a equipe, formada por 10 pessoas, conta com alunos de graduação e pós-graduação, que já trabalhavam nos laboratórios, e egressos com experiência em biologia molecular e microbiologia. A UFSM de Palmeira das Missões disponibilizou os laboratórios, o espaço físico, equipamentos e sua equipe técnico-científica. O trabalho conta ainda com a parceria do Centro de Operações Emergenciais (COE) de Palmeira das Missões e de várias entidades parceiras.

Pâmela Silva de Oliveira, egressa do curso de Ciências Biológicas e Mestre em Genética e Biologia Molecular pela UFRGS, faz parte da equipe do Laboratório de Microbiologia e tem contato direto com o vírus ativo. Para a bióloga, apesar de ser um momento difícil para todos, está sendo também uma experiência única. “É muito satisfatório poder estar contribuindo e aplicando anos de estudo por uma causa tão importante como esta. É como se tudo que eu tivesse aprendido até hoje estivesse sendo aplicado agora. É claro, que existe um pouco de receio, pois no meu caso eu trabalho diretamente com o vírus ativo, então isso exige que a gente trabalhe sempre com muita atenção, com muito cuidado, até porque eu também tenho familiares, pessoas que esperam a gente voltar para casa”.

A pesquisadora ainda destaca a satisfação em prestar um serviço como este para a comunidade. “Nós sabemos que muitas pessoas estão aguardando o resultado dos nossos testes, famílias preocupadas com esses testes e a comunidade toda também está esperando esses resultados, o que exige que a gente trabalhe sempre com muito comprometimento, muita seriedade e, é claro, torcendo para que tudo isso passe logo, para que tudo fique bem e para que a gente possa voltar a viver nossas vidas normalmente”, finalizou.

Até o momento, a quantidade de insumos  comprados viabiliza a realização de, aproximadamente, 2 mil testes. Esses insumos foram adquiridos através de parcerias com o município, instituições e a comunidade em geral, que tem feito doações. Para ampliar esse número, é preciso arrecadar ainda mais recursos financeiros. Interessados podem doar para Banco do Brasil, agência 1484-2, conta corrente 43051-X, Fatec UFSM Covid-19. No momento do depósito/transferência, no campo “código identificador”, digitar o próprio CPF ou CNPJ. Para direcionar sua doação para Palmeira das Missões preencha o formulário disponível em fatecsm.org.br/com-ufsm-doe-covid-19. Outra opção é através da Vakinha online – Ajuda para a UFSM-PM comprar os kits para o teste da covid-19: vaka.me/978024.

Para mais informações, entre em contato com a Central de Atendimento Covid 19, pelo telefone (55) 9 8403-8542 ou através do e-mail assessoriapm@ufsm.br.

Fotos: UFSM Palmeira das Missões

Renato Martins / Dep Jornalismo

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *