Um projeto da Eletrobras, que estabelece parcerias com administrações municipais do país para assistência energética, trouxe bons resultados para Seberi. O município ficou em primeiro lugar no país e entre as cidades do Sul inscritas na iniciativa, e será contemplado com R$ 304.999,56, para aquisição de lâmpadas de LED. No total, o projeto Procel Reluz disponibilizou em 2019, R$ 30 milhões para a iniciativa.

Conforme explica a secretária de Desenvolvimento do município, Marlise da Silva, a inscrição ocorreu por meio de uma chamada pública e, conforme o edital de resultado, Seberi teve a maior pontuação do país, somando 450 pontos. Após o período de recursos deverá ser publicado o resultado final, quando ocorrem os trâmites para assinatura de contrato. “Ainda não sabemos se a Eletrobras entrega as lâmpadas diretamente, ou elas são adquiridas pelo município”, informa.

Foram contempladas 12 ruas, além das avenidas Flores da Cunha e Fortaleza. Ainda segundo Marlise, as vias foram definidas conforme a iluminação atual. “No projeto priorizamos os locais que possuem lâmpadas com maior gasto de energia, visando melhorar esse índice com a substituição, o que certamente vai gerar uma economia significativa e melhor eficiência”, comentou.

O projeto prevê também a possibilidade de recursos para substituição de luminárias, porém, o município optou por se habilitar somente para as lâmpadas, visando atingir o maior número possível de unidades, aproveitando as estruturas que já estão em funcionamento.