CRVA do Detran deve reabrir só no ano que vem em FW

Com fechamento, população deverá buscar atendimento em outros municípios vizinhos

Quem precisar fazer, por exemplo, o emplacamento de um carro novo ou de uma moto em Frederico Westphalen vai ter que buscar atendimento em outro município. É que o Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais de FW, responsável pelo Centro de Registro de Veículos (CRVA-0124), trocou de titular recentemente e este, por sua vez, conforme o Detran, não tem interesse em manter o CRVA aberto no município. Por conta disso, desde o início do mês, o acesso ao sistema foi interrompido e não é possível a realização de nenhum serviço.

Os CRVAs são responsáveis por todos os serviços do Detran-RS relacionados a veículos, tais como, primeiro emplacamento, transferência de propriedade, comunicação de venda, segunda via dos documentos do veículo, etc. Para tanto, a abertura de novos processos terá que ser feita em qualquer outro CRVA do Estado. Processos que eventualmente foram abertos em FW e não foram concluídos serão transferidos para o Posto Avançado de Seberi, localizado na rua Júlio de Castilhos, 806, Centro. O telefone do posto é o (55) 3746-1342.

Reabertura

Como o CRVA necessariamente precisa estar ligado a um Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais e o titular de FW manifestou que não tem interesse, será aberto pelo Detran-RS um processo de credenciamento de Posto Avançado, do qual, poderão participar os titulares de cartórios de outros municípios do RS interessados. Os trâmites até a instalação de um novo local para atendimento aos serviços de veículos na cidade precisam respeitar uma série de etapas e prazos legais previstos, o que pode levar, no mínimo, segundo o Detran, até quatro meses. Mas como já há interessados, o órgão trabalha para dar celeridade a este processo de reabetura.

Guincho

Quanto ao serviço de guincho, o Detran-RS informou que existe um processo de credenciamento de Centro de Remoção e Depósito (CRD) em curso. Se todas as etapas forem concluídas seguindo os ritos legais previstos, é possível que até o final do ano o processo seja concluído e seja instalado um novo CRD no município. Enquanto isso não acontece, os serviços de remoção e depósito em FW são realizados pelo Centro de Remoção e Depósito do município vizinho de Seberi (CRD Fortaleza), localizado na rodovia BR-386 em frente à PRF. O telefone é o (55) 3746-2181.

Fonte: folhadonoroeste.com.br

Foto: Tiago Henrique

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *