Seberi está com risco médio para epidemia de dengue

Se há quatro meses as cidades da região estavam em situação ‘confortável’ com a baixa presença do mosquito Aedes aegypti, agora, de acordo com o último levantamento realizado na área de abrangência da 19ª Coordenadoria Regional de Saúde, nove municípios estão com alto risco de infestação do inseto. Os dados da pesquisa realizada entre fevereiro e março foram divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde, a qual acionou um sinal de alerta para a comunidade.

Dentre as situações mais críticas, o Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti apontou que Frederico Westphalen e Planalto estão com locais que possuem maior possibilidade de ocorrer uma epidemia. – A partir desse índice passamos a cobrar ações para os municípios, na intenção de combater o vetor. Por parte da comunidade também há um descuido muito grande. Os moradores não dão a atenção necessária para a eliminação de reservatórios que acumulam água. Os cuidados básicos não estão sendo realizados – revelou o biólogo Márcio Geroldini, que atua na 19ª CRS.

Os municípios da região que estão com alto risco de epidemia são: Caiçara, Derrubadas, Frederico Westphalen, Pinhal, Planalto, Tiradentes do Sul, Três Passos, Vista Alegre e Vista Gaúcha, o município de Seberi está com índice de alerta de epidemia da doença.

Fonte: Jornal AU

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *