SEBERI: Surto de vírus resulta em várias pessoas doentes

Em entrevista realizada com a enfermeira Gracielli Miotto Fiametti, à nossa equipe de reportagem  nesta manhã de terça-feira, 19, a enfermeira destaca sobre um assunto que vem preocupando a população Seberiense.

Gracielli, fala sobre investigações que  iniciaram em fevereiro e que seguiram até a metade março, apontaram a presença de dois vírus que estão causando um surto de pessoas doentes em Seberi. Conforme o apurado pela Secretaria de Saúde e 19ª Coordenadoria de Saúde, o Rotavírus e o Adenovírus atingiram 289 pessoas, contabilizado até sexta-feira, 15. Esse calculo foi somado desde metade de dezembro do ano passado.

– Fizemos uma série de apurações para ver o que estava causando esses problema, coletando materiais e realizando uma investigação, tendo em vista que muitas pessoas adoeceram. Apenas em um final de semana foram 32 casos.  – disse a enfermeira.

Conforme a Secretária de Educação do Município, Nara Regina Bairros, a instrução da Secretaria é que os pais que não mandem as crianças na escola se apresentarem alguns sintomas para que se evite a contaminação em outras crianças e profissionais que trabalham nas escolas.

Sobre a transmissão

A transmissão pode ser fecal-oral ou seja, o vírus é eliminado nas fezes do paciente, contamina a água ou alimentos, e pode entrar em contato com a pessoa através das mãos.

Prevenção

As principais medidas para evitar a rota virose é a higiene das mãos, que pode ser feita com água e sabão ou álcool-gel, principalmente antes das refeições e após o banheiro. Além disso, ingerir sempre alimentos bem higienizados e água tratada é fundamental.
Depto. de Jornalismo – Rádio Seberi, com informações da enfermeira Gracielli e Leonardo Carlini/AU

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *