Sábado, Fevereiro 27

Estado aprova a implantação da UTI no HDP

Depois de um ano de intenso trabalho visando à abertura da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Divina Providência (HDP) de Frederico Westphalen, no apagar das luzes de 2018, uma boa notícia. Todo o esforço do ano não foi em vão. A Comissão Intergestora Bipartite (CIB) aprovou a implantação do serviço na casa de saúde.

– Salvar vidas, esse é o nosso objetivo. Quando soube que a pauta da UTI estaria na CIB, como eu já estava em Porto Alegre, não hesitei em participar da reunião. Precisamos encurtar distâncias e garantir uma melhor assistência hospitalar dentro da nossa região –, comentou o coordenador regional de Saúde, Fernando Panosso, ao informar que já fez contato com o futuro ministro Osmar Terra visando à próxima etapa, que é a habilitação e o credenciamento no Ministério da Saúde.

A UTI do HDP terá dez leitos adultos, oito deles credenciados pelo Sistema Único de Saúde, de acordo com a aprovação da CIB. “Depois de tanto trabalho, essa é uma ótima notícia, sem dúvida, uma das mais esperadas por todos que colaboraram para essa conquista. Toda a equipe se empenhou muito para ter esse aval e conseguir fazer todas as adequações e deixar tudo conforme a legislação específica. Agora vamos sentar com a diretoria e definir os próximos passos, intensificando as tratativas com as equipes médicas, que temos duas em vista, viabilizando a abertura da unidade”, disse a diretora do hospital, Roselei Enderle.

Outra boa notícia é que nesta quinta-feira, 20, foi liberado o alvará sanitário do espaço, o que avaliza o funcionamento da UTI.

 

 

 

 

*Heloise Santi/Folha do Noroeste

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *