Segunda-feira, Março 8

Prefeito Panosso recebe título de Prefeito Empreendedor

Os prefeitos que impactaram no desenvolvimento municipal tiveram seu trabalho reconhecido nesta segunda-feira, 26, em Porto Alegre, durante o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor. O evento reuniu diversas autoridades, inclusive, o governador José Ivo Sartori. Ao todo, 94 projetos de 68 municípios foram inscritos, onde cada prefeitura pôde enviar até dois trabalhos.

O chefe do Executivo de Frederico Westphalen, José Alberto Panosso, foi um dos 25 finalistas que concorreram em oito categorias. Com o projeto Fertirrigação do Solo por meio de Sistema de Canalização por Gravidade, Panosso venceu a categoria Inovação e Sustentabilidade.

De acordo com o secretário de Agricultura, Cleber Cerutti, o objetivo do trabalho desenvolvido no interior de Frederico Westphalen era ter mais eficiência dos sistemas de produção existentes nas propriedades rurais próximas às granjas São Paulo e Progresso, transformando a cadeia produtiva, reduzindo custos e melhorando a produtividade. Com isso, minimizando custos de destinação e impacto ambiental dos dejetos suínos.

O prefeito José Alberto Panosso comemorou a conquista do prêmio e também o desenvolvimento e resultados já alcançados com o projeto em Frederico Westphalen. “Buscávamos desenvolver um projeto socialmente desejável, técnica e economicamente possível e, ambientalmente seguro. Então, do que seria um problema ambiental no interior de nosso município, conseguimos gerar uma oportunidade de diversificação de cultura nas propriedades rurais próximas a essas granjas”, explicou.

O projeto foi construído por meio de uma parceria entre as secretarias municipais, equipe técnica das granjas, entidades, sindicatos e universidades, desde a elaboração do trabalho, sensibilização dos produtores e a viabilização do mesmo.

Após essa premiação, o município irá representar o Rio Grande do Sul na categoria Inovação e Sustentabilidade no Prêmio Prefeito Empreendedor do Sebrae em âmbito nacional, em maio de 2019.

 

 

 

 

*O Alto Uruguai 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *