IFFar Campus FW: Festival de Curta-Documentários é nesta quarta e quinta-feira

Nos dias 5 e 6 de setembro, o Instituto Federal Farroupilha Campus de Frederico Westphalen, trará um momento cultural diferente, aberto à toda comunidade local e regional. Fazendo parte da Programação da 6ª Mostra Regional de Ciências IFFar, o Festival de Curtas reunirá curtas-documentários sobre as Missões Jesuíticas.

O Festival surgiu a partir de uma ideia de buscar unir as disciplinas curriculares do 1º ano dos Cursos Técnicos Integrados do Instituto Federal Farroupilha de Frederico Westphalen, reunindo pontos em comum das disciplinas de Língua Portuguesa, Literatura, História e Sociologia, “através de uma viagem pelas Missões Jesuíticas”, segundo explicou o o professor de Língua Portuguesa e Literatura do IFFar Frederiquense, Cézar Augusto Gonzales, em entrevista ao jornalismo de nossa emissora na manhã de hoje.

Cada uma das quatro turmas ficou com um tema, sempre voltados à história das Missões, ficando divididos da seguinte forma: Turma 11: “As Missões Jesuíticas: Um Caleidoscópio Histórico-Cultural”;  Turma 12: “Essa Terra Tem Dono”;  Turma 13: “Viagem Ao Conhecimento: Um Novo Olhar Sobre A Guerra Guaranítica”;  Turma 14: “E Se Você Nascesse Índio?”.

Gonzales destacou que os curta-documentários não ficaram somente para a comunidade escolar e os espectadores nos dias de exibição, já que “esses documentários depois da exibição na Amostra de Ciências, irão para o YouTube, para divulgar e também disponibilizar para que as pessoas possam usá-los e aprender com eles. Inclusive serão divulgados com legendagem, que receberão legendas com a ajuda da professora de Inglês do Instituto, Mariene Denardin”.

A aluna Laisa Bulegon, que faz parte do grupo da divulgação do evento, comentou à nossa equipe de jornalismo como esse projeto é importante para os alunos, porque “além de estarmos produzindo o evento, nós conhecemos mais dessas histórias, através das Ruínas de São Miguel, que é um grande patrimônio cultural para nós. Pudemos ver tudo o que eles passaram, pudemos nos colocar no lugar deles conhecendo mais esses povos”.

O aluno Eduardo Borges, que também esteve presente em nossa emissora para entrevista, ressaltou que “os presentes poderão conhecer, através de vários olhares, o que foi a Guerra Guaranítica, contar com explicações de cada grupo, e ainda, em um desses curtas, assistir à uma entrevista com um indígena que é descendente de pessoas que fizeram parte da história das Missões, para saber como eles se sentem hoje, sabendo de toda a trajetória de seus ancestrais”.

A VI Mostra Regional de Ciências IFFar  acontece nesta quarta, 5, e quinta-feira, 6, em frente ao ginásio do IFFar – Campus FW.

 

Confira os banners de cada um dos curtas, que serão exibidos no Festival:

 

 

 

 

Marina Bonez/Depto.Jornalismo Rádio Seberi

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *