Quarta-feira, Dezembro 8

Festejos Farroupilhas iniciam oficialmente nesta sexta em Seberi

Os Festejos Farroupilhas em Seberi iniciaram ainda no domingo, 09, com as instalações do Acampamentos e a Cavalgada da Mulher Campeira, mas a programação será oficialmente iniciada nesta sexta-feira, seguindo até o dia 20 de setembro.

Nesta sexta-feira, 14 de setembro, às 18h, acontecerá a Abertura Oficial da XXIIª Aldeia Farrapa, que é como é conhecido o Acampamento Farrapo seberiense. Mas a programação do primeiro dia oficial dos Festejos terá início ainda às 16h30, com a Saída dos Cavalarianos da propriedade do Sr. Tiago Prado conduzindo a Chama Crioula até o Cemitério Municipal de Seberi. Às 17h, deverá ser feita a transferência da centelha da Chama Crioula com acendimento do Candeeiro da Aldeia Farrapa junto ao túmulo do tradicionalista Jovino Salvador de Camargo. Após isso, os cavalarianos deverão desfilar com a Chama Crioula até a Praça Nossa Senhora da Paz.

A noite da sexta-feira, será de jantar nos acampamentos e Tertúlia Livre, a partir das 21h, e a programação do sábado, 15, contará com almoço, e no final da tarde a Hora de Silêncio, que mostrará respeito durante a Tradicional Santa Missa na Igreja Matriz Nossa Senhora da Paz. Em seguida, haverão os jantares nos acampamentos, e após o show fandango com Nilton Ferreira, encerrando a noite de festejos do sábado.

No domingo, 16, novamente em respeito ao horário da Santa Missa na Igreja Matriz, às 9h haverá Hora de Silêncio nos acampamentos. Pela parte da tarde, haverá apresentações das Invernadas Artísticas do CTG Querência da Serra.

A segunda-feira, 17, será de integração do Movimento Tradicionalistas com as Escolas do município, através da visitação que acontecerá, contando com a participação e acompanhamento do Departamento Cultural do CTG Querência da Serra, ministrando a oficina “Linha do Tempo”, que apresentará painéis “contando os primórdios do Movimento Tradicionalista, a história de 1947, a fundação do Movimento Tradicionalista Gaúcho”, segundo explicou o patrão do CTG Querência da Serra, Claudinei Chemin, em entrevista ao jornalismo de nossa emissora na manhã desta terça-feira, 11.

Na terça-feira, 18, segue a visitação nas escolas Municipais, Estaduais e APAE, dando continuidade à apresentação da trajetória do Movimento Tradicionalista Gaúcho e recordação da história do Rio Grande do Sul. No penúltimo dia de Festejos Farroupilhas em Seberi, na quarta-feira, 19, às 22h haverá o show fandango com Dionísio Costa e Grupo “Oh de Casa”.

O dia da Revolução Farroupilha, ou Dia do Gaúcho, comemorado em 20 de setembro, será marcado com apresentações das Invernadas Artísticas às 15h, e com o Encerramento da XXIIª Aldeia Farrapa de Seberi, com extinção da Chama Crioula, às 18h.

O patrão do CTG Querência da Serra, Claudinei Chemin relembrou que as atividades começaram ainda no dia 13 de agosto, “quando chegou a centelha da Chama Crioula e nós fizemos a atividade de Ronda, passando por galpões de nossos peões. E agora ela continua desde o último domingo, quando houve a Cavalgada da Mulher Campeira, que também foi um momento muito importante, porque valorizou a mulher campeira e sua participação no Movimento”.

Nei Chemin, como é conhecido na comunidade, ainda mencionou que a Aldeia Farrapa conta com bom número de acampamentos, e ressaltou a importância do seguimento das normas impostas pelos Bombeiros, porque “hoje temos definidos 31 acampamentos, e o prazo para a vistoria é no dia 13, quinta-feira. E é bom lembrar que, todos aqueles que estão construindo seus acampamentos, devem colaborar recolhendo madeiras e materiais que sobraram após as barracas estarem prontas, para evitar qualquer impedimento com os Bombeiros. A gente entende que quem se envolve nos acampamentos tem outros afazeres, mas o término dos acampamentos até a vistoria dos Bombeiros, assim como o seguimento das normas impostas, a gente também tem que entender que é fundamental”.

 

Segue a programação completa da XXIIª Aldeia Farrapa no município de Seberi:

 

 

 

Marina Bonez/Depto. Jornalismo Rádio Seberi

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *