Sábado, Fevereiro 27

Novo Espaço Escolar da APAE Seberi é inaugurado

Aconteceu na tarde desta quinta-feira, 23 de agosto, a inauguração do novo Espaço Escolar Cantinho da Esperança, da APAE Seberi, momento que fez parte da programação da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, que está sendo lembrada por todo o país.

Na solenidade, estiveram presentes diversas autoridades municipais e membros da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), que puderam acompanhar o momento da leitura da ata, entoar os hinos brasileiros e da Associação.

Após isso, os presentes puderam acompanhar um vídeo que trouxe um pouco da história da família apaiana de Seberi, que há 34 anos busca auxiliar nas necessidades e promover o bem estar, a inclusão e o desenvolvimento da pessoa com deficiência, seja ela intelectual, física ou múltipla.

O novo espaço na APAE seberiense já era utilizado pelos alunos, mas a cerimônia de inauguração ainda não havia acontecido, até hoje. Com as obras, os apaeanos contam com um ginásio, cozinha, refeitório e academia da saúde, onde os alunos poderão contar com um atendimento ainda melhor e mais abrangente dentro da associação.

No último Censo Demográfico, 45,6 milhões de pessoas declararam ter pelo menos um tipo de deficiência, seja do tipo visual, auditiva, motora ou mental/intelectual. Apesar de representarem 23,9% da população brasileira em 2010, estas pessoas não vivem em uma sociedade adaptada. Segundo a Pesquisa de Informações Básicas Municipais (Munic) de 2014, a maioria das prefeituras não promove políticas de acessibilidade, tais como lazer para pessoas com deficiência (78%), turismo acessível (96,4%) e geração de trabalho e renda ou inclusão no mercado de trabalho (72,6%).

 

 

Texto e fotos: Marina Bonez/Depto.Jornalismo Rádio Seberi

(Com dados de IBGE.gov.br)

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *