Quinta-feira, Fevereiro 25

Jovem seberiense recebe prêmio Elas no Agro, da Federasul

A quarta-feira, 29, foi especial para uma jovem seberiense na 41ª Expointer, em Esteio. Isso porque foi o dia da entrega das premiações do 6º Prêmio do Agronegócio, organizado pela Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul (Federasul), que tem como objetivo identificar boas iniciativas do setor primário  merecedoras de reconhecimento pela entidade.

Foram premiadas cinco empresas, conforme as cinco categorias de premiação formadas por: “Antes da Porteira”, “Dentro da Porteira”, “Depois da Porteira”, “Sustentabilidade” e “Elas no Agro”. Na última categoria mencionada, a Granja Santa Fé, da tecnóloga em agropecuária e produtora de suínos, Carla Cocco Dallanora, de Seberi, foi a contemplada com a premiação.

Estiveram acompanhando a solenidade de entrega da premiação o prefeito de Seberi, Cleiton Bonadiman, o vice-prefeito, Marcelino Galvão Bueno Sobrinho, o presidente da Amzop, Gilson de Carli, a vice-presidente da Regional Médio Alto Uruguai da Federasul, Simônia Gonçalves de Oliveira, a presidente da Aciseb, Mariene da Silva, e familiares da jovem.

O prefeito de Seberi, Cleiton Bonadiman, em entrevista à reportagem da Rádio Seberi, demonstrou sua emoção ao ver uma jovem do município ser premiada entre os melhores produtores do estado. “Isso nos enche de orgulho, porque coloca Seberi sob o olhar de todo o estado e destacou muito bem o envolvimento da mulher no meio rural. O protocolo destacou muito bem o envolvimento da suinocultura nesse prêmio, principalmente por destacar a mulher, reconhecendo todo o trabalho desenvolvido dentro da propriedade de uma família de Seberi. O engajamento dos nossos produtores ao longo dos meses está acontecendo de forma maciça e creio que isso vai auxiliar na economia do nosso município, e é através do trabalho dos nossos produtores e do nosso comércio que vem o desenvolvimento para Seberi.”

No evento, a jovem também em entrevista à equipe de jornalismo de nossa emissora, falou da emoção de receber um prêmio tão importante para o agronegócio. A entrega do prêmio, segundo Carla, foi “um momento muito especial, porque a Federasul me contemplou com esse prêmio tão importante, nessa feira grandiosa. É um momento muito especial para as mulheres, porque o prêmio que eu recebi, o “Elas no Agro”, vem justamente para trazer o reconhecimento das mulheres, no meu caso no setor na suinocultura”.

A presidente da Federasul, Simone Leite, comentou também a representatividade que esse prêmio traz para as produtoras, porque “muitos são os projetos do agronegócio, e Seberi teve a oportunidade de mostrar para o estado e para o país seus feitos. As mulheres ao lado dos homens, elas contribuem de forma muito ativa na economia. Então é importante nós promovermos e reconhecermos, independente de ser homem ou mulher. Pra nós é uma grande honra ver mulheres empreendendo e enaltecendo esse trabalho”.

O presidente da Amzop, Gilson de Carli, também presente na solenidade, destacou como a região possui potencialidades para o agronegócio. “Um evento desse porte, principalmente trazendo um exemplo da potencialidade que nossa região possui, mostra como nós temos potencial para investimentos no agronegócio. Não tem lugar no Rio Grande do Sul que mostre mais futuro nesse setor do que nossa região, mas para isso nós precisamos lembrar que precisamos buscar tecnologia, saber que é preciso que os produtos cheguem cada vez melhor na mesa do consumidor”, comenta De Carli.

Deve-se ressaltar que a granja de suinocultura seberiense foi a primeira empresa da nossa região a receber um prêmio da Federasul, através da case enviada pela Granja Santa Fé e reconhecida pela Federasul.

 

 

 

Texto: Marina Bonez/Depto. Jornalismo Rádio Seberi

Foto: Luiz João Queiroz/Rádio Seberi

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *