HST terá ambulatório dermatológico

Uma demanda crescente da região, os atendimentos dermatológicos hoje são ofertados somente no Hospital Santa Rita, de Jaboticaba, para as duas regionais em saúde, 15ª CRS de Palmeira das Missões e 19ª CRS de Frederico Westphalen, o que limita o número de atendimentos.

Diante desta realidade e com o consequente fechamento da obstetrícia do Hospital Santa Terezinha em Palmitinho, a casa de saúde busca a implantação da especialidade para atender os municípios. “Nosso objetivo é ampliar e aperfeiçoar o acesso da população aos cuidados e procedimentos especializados, principalmente na área de dermatologia em que há demanda reprimida. Para dar início ao programa serão atendidas 240 consultas ao mês conforme a resolução 412/13. Serão consultas e procedimentos cirúrgicos 100% SUS”, adiantou a diretora do hospital, Neida De Cézaro Bonifácio.

O projeto foi aprovado em reunião da Comissão de Intergestores Regionais (CIR) e de acordo com a casa de saúde, ainda depende de outros trâmites para iniciar efetivamente. “Estamos em busca de profissional especializado e estamos encaminhando documentação solicitada. Não podemos dizer qual o tempo efetivamente para o início dos atendimentos porque os processos são lentos e precisamos aguardar a liberação. Mas, de fato, esse ambulatório é de grande importância para a entidade e principalmente para a população dos municípios da 19ª coordenadoria, já que será a primeira referência em dermatologia”, salientou a gestora.

Além da busca pela dermatologia, a casa de saúde oferece atendimentos em clínica-geral, pediatria, saúde mental e serviços de urgência e emergência. Também está em andamento a implantação da Unidade de Cuidados Prolongados (UCP). O local passa por adequações conforme as exigências da Vigilância Sanitária e em breve deve abrir as portas, sendo a primeira da região, com 15 leitos, para internações de 30 a 90 dias.

 

 

 

*Heloise Santi/Folha do Noroeste

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *