Sábado, Fevereiro 27

Cigres retoma serviço nesta terça-feira

Está prevista para esta terça-feira, 24 de julho, a retomada das atividades no Consórcio Intermunicipal de Gestão de Resíduos Sólidos (Cigres), que fica em Seberi e recebe lixo de 31 cidades do Norte gaúcho. Desde 2007, a entidade é responsável por fazer a triagem do material e dar um destino aos resíduos, seja a reciclagem, a compostagem ou o aterro.

Na última quinta-feira, 19 de julho, sete operários passaram mal e foram hospitalizados com sintomas de intoxicação após terem contato com lixo recém-descarregado. Até esta segunda-feira, 23, o número de funcionários que tiveram mal-estar chegava a 19, informou o coordenador do Cigres, Antônio Mauro Cadorin.

Embora ainda não esteja confirmado qual foi o material causador do incidente, a suspeita é de que sejam embalagens de agrotóxicos. “Autointerditamos o local na sexta-feira quando mais pessoas começaram a passar mal, apresentando vômitos, tontura. Fizemos a limpeza, encontramos embalagens de agrotóxicos e estamos trabalhando para identificar a origem”, disse Cadorin, que explicou que se a coleta seletiva funcionasse corretamente, o problema poderia ter sido evitado.

Para se ter ideia do que chegam às esteiras do Cigres, funcionários relatam que já encontraram sacolas de fezes, animais vivos e mortos, agulhas, seringas, feto humano e bala de fuzil.

 

 

 

 

*Cristiane Luza/Folha do Noroeste

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *