Quarta-feira, Outubro 21

Consulta Popular segue até esta quinta-feira. Vote!

Desde ontem, 26, seguindo até amanhã, 28, acontece mais uma edição da Consulta Popular. O processo abre espaço para que a população escolha parte dos investimentos e serviços que constarão no orçamento do governo do estado. Neste ano, o estado vai distribuir R$ 80 milhões entre as 28 regiões do estado que representam os 497 municípios gaúchos.

Os projetos que vão fazer parte da cédula de votação foram definidos em assembleias populares. Os mais votados vão receber os recursos, e na nossa região, em decisão tomada em assembleia pelo Codemau, foram elencadas quatro prioridades: saúde, segurança pública, agricultura e turismo. Os eleitores podem votar em apenas um projeto.

É importante a participação da população porque, quanto maior o índice de votação, mais recursos podem ser captados e distribuídos para a região. Assim, a demanda mais votada irá receber 40% do valor total do orçamento, que neste ano é de mais de R$ 3 milhões para a região, registrando um aumento expressivo em comparação com o da edição anterior. A segunda demanda receberá 30%, seguida da terceira, com 20%, e a última com uma fatia de 10%.

Em Seberi, a população pode escolher sua prioridade de demanda e votar na Prefeitura Municipal, além de ter a possibilidade de votar através do site vota.rs.gov.br. Para tal, é necessário ter em mãos o título de eleitor.

 

 

 

Marina Bonez/Depto. Jornalismo Rádio Seberi

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *