Quinta-feira, Setembro 24

Secretaria fecha parceria para incentivar turismo no Parque Estadual do Turvo

Os termos do convênio de cooperação entre a Secretaria Estadual do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) e o Consórcio Rota do Yucumã, que abrange 32 municípios, foram apresentados na última sexta-feira em reunião na Câmara de Coronel Bicaco.

O documento prevê ações conjuntas a fim de estimular o turismo no Parque Estadual do Turvo, no município de Derrubadas, na fronteira com a Argentina. Na área, está o Salto do Yucumã, queda longitudinal de 1,8 quilômetro de extensão no rio Uruguai.

O presidente do consórcio e prefeito de Tenente Portela, Clairton Carboni, avaliou como positivo o convênio, que prevê a participação da iniciativa privada em algumas ações no parque, como em serviços, passeios de barco e sinalização.

“Também está prevista a perfuração de dois poços artesianos, em um prazo de 30 dias, garantindo o abastecimento do local, que a partir dessas ações deverá receber cada vez mais turistas.” O projeto será custeado com recursos de medidas compensatórias. Outra medida é a obra de mirante próximo ao salto.

Conforme o acordo, caberá às prefeituras garantir a manutenção de estrada de 15 quilômetros no parque. Os municípios que aderirem ao convênio garantirão desconto de 50% no ingresso para seus moradores. A titular da Sema, Ana Pellini, destacou que o governo está buscando alternativas para resolver antigos problemas do Parque do Turvo.

 

 

*Correio do Povo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *