Domingo, Novembro 29

Forte onda de frio atinge o Brasil no final de semana

A partir desta sexta-feira, 18, o processo de formação de uma nova frente fria sobre o Sul do Brasil provocará condições de tempo adversas nos três estados da região, onde pode chover forte. A partir do sábado, 19, esse sistema avançará pelo Sudeste, Centro-Oeste e atingirá, inclusive, Rondônia e o Acre, levando chuva que, em algumas localidades, será forte.

Além disso, destaca-se a queda significativa da temperatura em todo Centro-Sul do país, a partir do sábado. O amanhecer do domingo, 20, será de muito frio na Região Sul, Mato Grosso do Sul, São Paulo e sul de Minas Gerais, com formação de geada ampla no Sul do país. Nas demais áreas do Sudeste, Centro-Oeste e sul da Região Norte, o frio vai ganhando força no decorrer do domingo, apesar do predomínio de sol nestas áreas destaca-se que a tarde será fria.

A massa de ar frio atuará até segunda-feira, 21, com condições para formação de geada no Sul do país, na Serra da Mantiqueira e Vale do Ribeira – ambos em São Paulo e no sul de Minas Gerais, não se descarta a formação de geada em áreas do sul de Mato Grosso do Sul.

Outro destaque é a intensificação dos ventos nas Regiões Sul e Sudeste do país no decorrer do final de semana, devido à influência de um ciclone extratropical que estará sobre o Oceano Atlântico. No domingo, as rajadas de vento poderão variar entre 70 e 90 km/h no litoral dessas regiões onde, eventualmente, em alguns pontos, poderá atingir os 100 km/h.

 

 

*Inmet

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *