Segunda-feira, Setembro 28

Ponte de madeira em rodovia estadual em Santa Rosa preocupa motoristas e moradores

Uma ponte de madeira na ERS-162, em Santa Rosa, Região Noroeste do Rio Grande do Sul, preocupa moradores e motoristas que precisam transitar pela estrutura. Quando carros e, pricipalmente, caminhões passam, ela balança. Pregos estão soltos e a parte lateral, que deveria servir como proteção, está presa por uma corda a uma árvore.

“Isso aí é uma vergonha”, reclama o comerciante Ivo Ziech.

A estrutura com pouco mais de 20 metros liga um bairro mais afastado ao Centro da cidade. E é por ela também que muitos motoristas seguem viagem pra cidades vizinhas. O Comando Rodoviário da Brigada Militar diz que, por dia, 400 carros passam pela ponte.

“A gente passa sempre cuidando e com medo de cair, porque é muito complicado. Ela chacoalha, chacoalha mesmo”, relata o empresário Cleber Marchezan. Moradores dizem que o problema é antigo.

Para os pedestres, também há o perigo da estrutura lateral de proteção, que está amarrada a uma árvore com uma corda. “Tem que passar correndo, porque se passar um caminhão, isso aqui levanta as pontas. Capaz de matar um aí”, reclama o aposentado João Batista Oliveira.

José Soares frequentemente passa com a neta pela ponte. “Não tem como ficar assim. Tem que ter cuidado. Senão as crianças vão acabar se machucando, e a gente também”, diz o aposentado.

Em nota, o Departamento Estadual de Estradas de Rodagem (Daer) informou que já está fazendo a manutenção da ponte. Acrescenta que, na semana passada, pregos foram substituídos e arrumados. Outra informação do Daer é que a reforma total da estrutura será realizada na segunda quinzena de maio.

*G1

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *