Quarta-feira, Dezembro 2

Famurs e Prefeitura de Nonoai realizaram audiência pública de mediação das parcerias agrícolas

A Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) e a Prefeitura de Nonoai realizaram, nesta sexta-feira (06/04), no CRAS Professora Mariazinha Machado Mull

er, audiência pública de mediação das parcerias agrícolas entre a comunidade indígena e agricultores. O presidente da Famurs e prefeito de Rio dos Índios, Salmo Dias de Oliveira, ressaltou a importância de ouvir as demandas da comunidade para que os anseios sejam levados para as instâncias superiores. “Nosso intuito foi promover a interlocução entre as partes envolvidas, contribuindo para que sejam evitados prejuízos econômicos a toda a cadeia produtiva e inibidos possíveis conflitos”, afirmou.

O encontro, que reuniu lideranças indígenas, produtores rurais, representantes de sindicatos, empresas cerealistas, advogados e comunidade, debateu principalmente a questão econômica e o bloqueio de bens e contas de alguns produtores, que afirmaram que não conseguem honrar os compromissos oriundos da produção. Para o procurador do Estado da Procuradoria Regional em Erechim, Rodinei Candeia, a situação afeta muitos setores, impactando na geração de renda. Conforme Candeia, se o produtor não cumpre com seus compromissos, as empresas não conseguem pagar os funcionários que, por sua vez, não têm condições de pagar as contas básicas da casa, como as de supermercado.
O prefeito de Nonoai, Edilson Pompeu da Silva, destacou que em 2011 também ocorreu uma audiência com representação da Procuradoria do Estado. Lembrou que, naquela oportunidade, foram autorizadas as parcerias agrícolas e que, no período, não houve contraordem no sentido de que paralisassem as obras. O cacique da aldeia Nonoai, José Orestes do Nascimento, reiterou que as parcerias existem de longa data e que não foi procurado por nenhum órgão federal. Frisou, ainda, que os indígenas não têm linha de crédito, não possuem cooperativa e tecnologia para que possam plantar.
Entre as lideranças presentes, também estavam o prefeito de Gramado dos Loureiros, Osmar Zim, o presidente da Câmara de Vereadores de Nonoai, Paulo Paiakan, e o ex-deputado federal Vilson Covatti.
*Com informações do assessor de comunicação da Prefeitura de Nonoai, Clovis Linhares
InfocoRS

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *