Segunda-feira, Setembro 28

Municípios celebram 26 anos de emancipação

Aniversário é comemorado nesta terça-feira, 20, em Ametista do Sul, Boa Vista das Missões, Dois Irmãos das Missões, Novo Tiradentes e Pinheirinho do Vale

Cinco municípios da abrangência do jornal O Alto Uruguai – Ametista do Sul, Boa Vista das Missões, Dois Irmãos das Missões, Novo Tiradentes e Pinheirinho do Vale – comemoraram 26 anos de emancipação político-administrativa nesta terça-feira, 20. Para marca a data, programações especiais, envolvendo estudantes, agricultores e comunidade em geral, vêm sendo realizadas no decorrer do mês. Confira, a seguir, detalhes das atividades alusivas ao aniversário de cada uma das cidades.

Pinheirinho do Vale

O 26º aniversário de emancipação político-administrativa de Pinheirinho do Vale começou a ser comemorado pela comunidade desde o dia 3 deste mês, quando foi realizado um baile com a banda Danúbio Azul, na linha Bonita. No dia 10, dezenas de mulheres do município participaram do encontro microrregional realizado em Vista Alegre e alusivo ao Dia Internacional da Mulher. No domingo, 11, ocorreu festa da Igreja Assembleia de Deus, no bairro São João e, na quinta-feira, 15, o 4º Seminário Regional da Suinocultura, na linha Peixe Assado. No sábado, 24, haverá oEncontro Municipal da Terceira Idade, no salão paroquial; no domingo, 25, Encontro de Som Automotivo, na linha km 11; Dias 27 e 28, Feira do Peixe, no Centro de Convivência do Idoso; e no dia 30, encerrando a programação,24ª Encenação da Paixão e Morte de Jesus Cristo, na comunidade do Basílio da Gama.

 

Ametista do Sul

Em Ametista do Sul, o aniversário do município foi comemorado com mais uma realização da Feira Mundial da Pedra Ametista, a Expopedras. O evento ocorreu entre os dias 8 e 11 deste mês, e reuniu milhares de pessoas de toda a região e do Estado, além de estrangeiros. A programação foi variada e contemplou shows nacionais com Bruno e Marrone, Zé Neto e Cristiano e Trio Parada Dura, além de seminários, comercialização de pedras, artesanato e produtos da indústria a comércio, Festival de Food Trucks, e diversas outras atrações.

A feira também serviu para potencializar ainda mais os produtos característicos de Ametista do Sul, as pedras preciosas e os pontos turísticos. Segundo o prefeito, Gilmar da Silva, o turismo é responsável por cerca de 30% a 40% dos empregos da cidade e a Expopedras é a grande oportunidade de o município mostrar os seus potenciais.

Ametista do Sul é conhecido mundialmente por suas pedras preciosas (Foto: Adriano Dal Chiavon)

 

Boa Vista das Missões

O aniversário de Boa Vista das Missões, como de costume, é sempre marcado pelo tradicional Rodeio Crioulo, promovido pelo CTG Tropeiro das Missões, em conjunto com a prefeitura, empresas e instituições parceiras. Em sua 19ª edição, o evento ocorreu entre a sexta-feira, 9, e o domingo, 11, no parque de rodeios do município.

Conforme o patrão do CTG, Daltro Zanon, mais de 400 laçadores competiram nas diversas provas campeiras disponibilizadas no evento tradicionalista. Ao todo, foram distribuídos R$ 9 mil em premiações, além de troféus para os vencedores. Nas noites do rodeio também houve animação musical com os grupos Alma de Galpão e Tchê Kakareko e apresentações de invernadas artísticas do CTG Tropeiros das Missões e de entidades convidadas.

 

Novo Tiradentes

As atividades alusivas aos 26 anos de emancipação político-administrativa de Novo Tiradentes iniciaram no sábado, 17, com a 6ª edição da Feira do Peixe e Missa em Ação de Graças na Igreja Nossa Senhora de Lourdes, com a participação do Coral Municipal.

Nesta terça-feira, 20, às 15 horas, ocorre recreação com brinquedos infláveis, no Ginásio Municipal; às 17h30min, mateada na Praça Reinaldo Grespan. Serão fornecidas erva-mate nativa e água quente (trazer garrafa térmica, cuia e bomba); 18 horas, apresentação dos alunos das escolas municipais e estadual, apresentação de talentos locais,show musical “Voz e Violão”, com Eliezer Machado.

Na quarta-feira, 21, às 10 horas,espetáculo “Se liga”, para os anos finais do ensino fundamental das redes municipal e estadual, no ginásio municipal; 14 horas, encenação da peça teatral “A cigarra e a formiga”, para a educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental das redes municipal e estadual, no ginásio municipal.

Na quinta-feira, 22, o dia será dedicado (manhã e tarde) à recreação com brinquedos infláveis para os alunos das escolas municipais, no ginásio municipal.

Na sexta-feira, 23, à tarde,a recreação com brinquedos infláveis será para os alunos da escola estadual.Às 20 horas, Cinema do Sesc, com o filme “O menino da porteira”, o qual será exibido em frente à praça municipal (aberto à comunidade em geral).

Município de Novo Tiradentes celebra 26 anos de emancipação na terça-feira, 20 (Foto: Gustavo Menegusso/ Arquivo AU)

 

Dois Irmãos das Missões

Os 26 anos de emancipação político-administrativa de Dois Irmãos das Missões estão sendo celebrados nas últimas semanas. No domingo, 9, ocorreu a final do 3º Campeonato Municipal de Futebol Sete, com churrasco no Campo do Esporte Clube Cruzeiro (ver matéria na seção Esporte desta edição). Na quarta-feira, 14, iniciaram atividades recreativas com alunos do ensino fundamental, no ginásio municipal. Além de brinquedos infláveis, os discentes puderam assistir a espetáculos do Serviço Social do Comércio (Sesc).

A programação prosseguiu no sábado, 17, com recreação, com brinquedos infláveis (aberto ao público) e apresentação de talentos locais. No domingo, 18, ocorreu almoço na Sede Campeira do CTG Rincão da Saudade. O show com a dupla Erlon & Marcos, que seria realizado no dia 17 foi transferido para 5 de maio.

Alto Uruguai

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *