“Maria, não temas, pois achaste graça diante de Deus” é o tema da mensagem do Papa Francisco em preparação à 33ª Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que acontece em 2019 no Panamá, celebrada em nível diocesano neste Domingo de Ramos, 25.

Com momentos de oração, reflexão, brincadeiras, gincanas e confraternização cerca de 200 jovens, de diversas paróquias da região se encontraram em Boa Vista das Missões para refletir sobre o tema e se preparar pra a JMJ.

De acordo com o Padre Nildo Moura de Melo, outros encontros estão previstos ao longo do ano, em outras capelas. Porém, o de hoje era especial, porque o domingo de ramos é dedicado a juventude, à chamada Jornada Diocesana da Juventude. “Esses encontros são essenciais para preparar os jovens para a JMJ mas, também, para oferecer aos jovens um momento espiritual e de diversão cristã. Oferecer uma oportunidade do jovem fomentar e viver a sua fé”, salientou o jovem padre que é um dos idealizadores dos encontros de jovens nas paróquias de Jaboticaba, Palmeira das Missões e Novo Barreiro.

A paroquia incentiva esses momentos por três grandes motivos, comentou o pároco de Jobaticaba, Carlos Martins Borba. “O primeiro deles é que os jovens são o futuro da igreja e das comunidades; o segundo, que os jovens precisam de atividades diferentes que aquelas do cotidiano, para fugirem um pouco das redes sociais e viverem em comunidade, trocarem experiências, conhecerem outras realidades; e o terceiro, é que estes momentos são de profunda reflexão e espiritualidade, onde trabalhamos como uma oportunidade do jovem exercitar e desenvolver a fé em sua vida”, disse.

Os encontros reúnem principalmente os jovens das paróquias e capelas atendida pelos Oblatos de São Francisco de Paula e contam com o apoio dos grupos de jovens e das comunidades onde acontece.