SUS vai distribuir insulina mais moderna a crianças e adolescentes com diabetes

Tempo de leitura: 2 minutos

A partir do começo de 2018, unidades do Sistema Único de Saúde (SUS) distribuirão doses de insulina análoga, um medicamento mais moderno e de efeito mais rápido, a 100 mil crianças com diabetes mellitus do tipo 1. A substância será armazenada em uma embalagem em formato de caneta, o que deverá facilitar o manuseio durante a aplicação, o reúso do recipiente e seu transporte. O anúncio foi feito hoje pelo governo federal.

Em um primeiro ciclo, o medicamento será fornecido a crianças e jovens entre 10 e 14 anos, faixa etária em que a doença se manifesta de maneira mais intensa e necessita de uma resposta corpórea mais imediata. Se não tratada, a diabetes mellitus do tipo 1 pode causar danos irreversíveis ao sistema neurológico e dificuldade de aprendizagem. Os pacientes poderão obter o medicamento em postos de saúde e unidades da Farmácia Popular. “Será um grande conforto para essas crianças e uma segurança, à medida que elas tenham a condição de se adaptar melhor”, disse o ministro da Saúde, Ricardo Barros.

Ação mais rápida

Segundo o ministério, a insulina análoga apresenta diversas vantagens em relação às versões mais comumente utilizadas. Ao contrário da insulina regular (que tem estrutura idêntica à insulina humana) e da NPH (mistura de protamina e zinco), que devem ser aplicadas entre 30 e 45 minutos antes do início das refeições e ao dormir, a insulina análoga deve ser injetada imediatamente antes das refeições, segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD).

A ação no organismo leva apenas de 10 a 15 minutos, muito menos que os outros dois tipos, que agem a partir de 30 minutos, no caso da regular, e de uma a três horas, quando usada a NPH. O governo investiu R$ 135 milhões na compra de 8 milhões de unidades do novo insumo. A próxima etapa, ainda sem data definida, é estender a distribuição da insulina análoga a adultos.

O grupo com prioridade na fila da distribuição corresponde a 1% do total de crianças brasileiras com a doença, que é de 1 milhão. De acordo com a SBD, a cada ano, no mundo, 440 mil crianças desenvolvem o diabetes. Hoje, de acordo com a Vigitel 2016, uma sondagem que acompanha doenças crônicas no país, o diabetes cresceu 8,9% entre a população adulta.(Correio do Povo)

menos de 1 minuto Os familires de Jolvanio Wieczorek comunicam com pesar o seu trágico falecimento, ocorrido ontem às 20hs, aos 41 anos de idade. O corpo será velado na capela da comunidade de Linha Mundo Novo. **Atualizaremos demais informações.

menos de 1 minuto Os familiares de Arlindo Berwig, mais conhecido por “Alemão” comunicam com pesar o seu falecimento, ocorrido dia 01/06/2017, às 19hs50min, no Hospital Pio XII e Seberi, aos 66 anos de idade. O corpo esta sendo velado na Capela Mortuária Municipal de Seberi. Celebração: 15hs e logo após sepultamento no cemitério local.

menos de 1 minuto Os familiares de Manoel Francelino Martins de Queiroz, comunicam com pesar o seu falecimento, ocorrido dia 31/05/2017, aos 77 anos de idade em São Francisco do Sul – SC. O corpo esta sendo velado no São Francisco do Sul – SC. Horário de missa e sepultamento serão marcados.

menos de 1 minuto Os familiares de Pedro Dalla Nora comunicam com pesar o seu falecimento ocorrido dia 29/05, às 15hs30min no Hospital Pio XII de Seberi. Sepultamento dia 30/05, no cemitério de Osvaldo Cruz.

menos de 1 minuto Os familiares de Romoaldo Finkstag comunicam com pesar o seu falecimento, ocorrido dia 28/05 em sua residência na Linha Vista Gaúcha em Erval Seco às 12hs. O corpo esta sendo velado na Igreja Católica Nossa Senhora da Saúde na Linha Vista Gaúcha. Atos de fé e sepultamento às 10hs no cemitério Bela Vista de Arco Iris.

menos de 1 minuto Os familiares de Eli Stam comunicam com pesar o seu falecimento, ocorrido dia 22/05/2017, às 16hs30min em sua residência em Seberi. O corpo será velado na Capela Mortuária Municipal de Seberi. **Atualizaremos demais informações. Depto. Secretária Rádio Seberi – Cristina Romitti

menos de 1 minuto Os familiares de Nicolina Martins da Silva comunicam com pesar o seu falecimento ocorrido dia 18/05/2017 às 01hs30min no Hospital Pio XII de Seberi. O corpo esta sendo velado na Capela Mortuária Municipal de Seberi. Sepultamento às 16hs.

menos de 1 minuto Os familiares de Noeli Amaral da Costa comunicam com pesar o seu falecimento, ocorrido dia 06/05/17 no Hospital de Caridade – Erval Seco. O corpo esta sendo velado no pavilhão da comunidade da Linha Bom Jesus – Erval Seco. **Atualizaremos demais informações.

menos de 1 minuto Os familiares de Otilia Alves Azevedo, mais conhecida por “Dona Tila”, comunicam com pesar o seu falecimento ocorrido dia 25/04/2017, às 18hs30min, aos 90 anos de idade. O corpo esta sendo velado no ginásio da Linha Nova. Sepultameto às 17hs no cemitério Anjo da Guarda na Linha Lajeado Mico.

menos de 1 minuto Os familiares de Félix Iarocheski comunicam com pesar o seu falecimento ocorrido dia 17/04 em Joinville – SC. O corpo esta sendo velado em Joinville – SC. **Atualizaremos demais informações.