UFSM se pronuncia sobre ocupação indígena

Tempo de leitura: 1 minuto

Um grupo de indígenas está ocupando a área conhecida como Prainha, localizada às margens do rio Uruguai, em Iraí, desde a terça-feira, 8. De acordo com um dos líderes do movimento, Valdemar Vicente, cerca de 20 famílias estão acampadas no local.

Os índios alegam que a área, que pertence legalmente à Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), é indígena. Segundo Vicente, a intenção é criar uma reserva naquele território. “Ficaremos aqui por tempo indeterminado, pois precisamos de mais terras e essas estão abandonadas. Esperamos que o governo e a Funai comecem as tratativas para se entender com a UFSM, pois essa área pertenceu aos nossos antepassados”, afirma.

Na manhã desta sexta-feira, 11, a UFSM se pronunciou sobre o caso. Confira na íntegra a nota:

“Diante da ocupação de uma área pertencente à Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) – a Prainha, localizada às margens do Rio Uruguai, em Iraí – por cerca de 8 famílias indígenas, a UFSM informa que o fato foi comunicado à Polícia Federal, que buscará uma saída negociada com a comunidade indígena.

Em caso de não haver êxito nesta negociação, a Universidade entrará com um pedido de reintegração de posse.

A UFSM mantém, no local, um projeto de extensão voltado à preservação ambiental”.

Jornal O Alto Uruguai – Foto: Gilson Conzatti

menos de 1 minuto Os familires de Jolvanio Wieczorek comunicam com pesar o seu trágico falecimento, ocorrido ontem às 20hs, aos 41 anos de idade. O corpo será velado na capela da comunidade de Linha Mundo Novo. **Atualizaremos demais informações.

menos de 1 minuto Os familiares de Arlindo Berwig, mais conhecido por “Alemão” comunicam com pesar o seu falecimento, ocorrido dia 01/06/2017, às 19hs50min, no Hospital Pio XII e Seberi, aos 66 anos de idade. O corpo esta sendo velado na Capela Mortuária Municipal de Seberi. Celebração: 15hs e logo após sepultamento no cemitério local.

menos de 1 minuto Os familiares de Manoel Francelino Martins de Queiroz, comunicam com pesar o seu falecimento, ocorrido dia 31/05/2017, aos 77 anos de idade em São Francisco do Sul – SC. O corpo esta sendo velado no São Francisco do Sul – SC. Horário de missa e sepultamento serão marcados.

menos de 1 minuto Os familiares de Pedro Dalla Nora comunicam com pesar o seu falecimento ocorrido dia 29/05, às 15hs30min no Hospital Pio XII de Seberi. Sepultamento dia 30/05, no cemitério de Osvaldo Cruz.

menos de 1 minuto Os familiares de Romoaldo Finkstag comunicam com pesar o seu falecimento, ocorrido dia 28/05 em sua residência na Linha Vista Gaúcha em Erval Seco às 12hs. O corpo esta sendo velado na Igreja Católica Nossa Senhora da Saúde na Linha Vista Gaúcha. Atos de fé e sepultamento às 10hs no cemitério Bela Vista de Arco Iris.

menos de 1 minuto Os familiares de Eli Stam comunicam com pesar o seu falecimento, ocorrido dia 22/05/2017, às 16hs30min em sua residência em Seberi. O corpo será velado na Capela Mortuária Municipal de Seberi. **Atualizaremos demais informações. Depto. Secretária Rádio Seberi – Cristina Romitti

menos de 1 minuto Os familiares de Nicolina Martins da Silva comunicam com pesar o seu falecimento ocorrido dia 18/05/2017 às 01hs30min no Hospital Pio XII de Seberi. O corpo esta sendo velado na Capela Mortuária Municipal de Seberi. Sepultamento às 16hs.

menos de 1 minuto Os familiares de Noeli Amaral da Costa comunicam com pesar o seu falecimento, ocorrido dia 06/05/17 no Hospital de Caridade – Erval Seco. O corpo esta sendo velado no pavilhão da comunidade da Linha Bom Jesus – Erval Seco. **Atualizaremos demais informações.

menos de 1 minuto Os familiares de Otilia Alves Azevedo, mais conhecida por “Dona Tila”, comunicam com pesar o seu falecimento ocorrido dia 25/04/2017, às 18hs30min, aos 90 anos de idade. O corpo esta sendo velado no ginásio da Linha Nova. Sepultameto às 17hs no cemitério Anjo da Guarda na Linha Lajeado Mico.

menos de 1 minuto Os familiares de Félix Iarocheski comunicam com pesar o seu falecimento ocorrido dia 17/04 em Joinville – SC. O corpo esta sendo velado em Joinville – SC. **Atualizaremos demais informações.