Samu poderá ser acionado por app de celular no Rio Grande do Sul

Tempo de leitura: 1 minuto

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) do Rio Grande do Sul poderá ser acionado por aplicativo de celular. O app foi apresentado em uma reunião na quarta-feira (18) com as presenças do secretário estadual da Saúde, João Gabbardo, e ao secretário da Saúde de Porto Alegre, Erno Harzheim.

A nova ferramenta é gratuita e não substituirá o atendimento pelo telefone 192. No entanto, ainda não há data para que seja lançado nas plataformas Android e iOS.

A principal vantagem é que o pré-cadastramento de dados pessoais do usuário e a localização por GPS dará maior agilidade ao atendimento.  Ao ligar para o Samu leva-se, em média, 90 segundos para que o atendente obtenha as informações de identificação do usuário, como nome e local.

Com esses dados já cadastrados no aplicativo, a estimativa é reduzir algo entre 20 e 30 segundos o tempo. Após fazer o download no aparelho celular, o usuário faz um cadastro, informando nome, data de nascimento e CPF.

Se precisar entrar em contato com o Samu, o usuário inicia o app, pelo qual poderá acionar o serviço para si ou para outra pessoa. A ferramenta automaticamente faz a ligação para o telefone 192 e o atendente já possui as informações básicas de identificação do usuário. Além disso, a pessoa pode marcar onde está por GPS ou deixar pré-cadastrados os endereços favoritos.

Na primeira etapa, o app estará disponível para os 257 municípios atendidos pela Regulação Estadual, local que recebe as chamadas e aciona o socorro. Mais adiante, moradores de Porto Alegre e os outros 18 municípios também serão intregados. Além da capital, há hoje centrais do Samu em Pelotas (que atende 11 municípios), Bagé (5 municípios) e Caxias do Sul (que também recebe os chamados de Vacaria). (Depto. Jornalismo Rádio Seberi/G1).

menos de 1 minuto Os familiares de Dalila Ferreira comunicam com pesar o seu falecimento, ocorrido dia 06/12/2017 em Santa Maria. O corpo será velado e sepultado no local.

menos de 1 minuto Os familiares de Jesus Cavalheiro comunicam com pesar o seu falecimento ocorrido hoje (16/11/2017), as 13:40 no Hospital Pio XII de Seberi. O corpo esta sendo velado no Salão da comunidade de Linha Paraguaçu. Convidam a todos para sepultamento amanhã as 14:30 no cemitério do município de Cristal do Sul.

menos de 1 minuto Os familires de Jolvanio Wieczorek comunicam com pesar o seu trágico falecimento, ocorrido ontem às 20hs, aos 41 anos de idade. O corpo será velado na capela da comunidade de Linha Mundo Novo. **Atualizaremos demais informações.

menos de 1 minuto Os familiares de Arlindo Berwig, mais conhecido por “Alemão” comunicam com pesar o seu falecimento, ocorrido dia 01/06/2017, às 19hs50min, no Hospital Pio XII e Seberi, aos 66 anos de idade. O corpo esta sendo velado na Capela Mortuária Municipal de Seberi. Celebração: 15hs e logo após sepultamento no cemitério local.

menos de 1 minuto Os familiares de Manoel Francelino Martins de Queiroz, comunicam com pesar o seu falecimento, ocorrido dia 31/05/2017, aos 77 anos de idade em São Francisco do Sul – SC. O corpo esta sendo velado no São Francisco do Sul – SC. Horário de missa e sepultamento serão marcados.

menos de 1 minuto Os familiares de Pedro Dalla Nora comunicam com pesar o seu falecimento ocorrido dia 29/05, às 15hs30min no Hospital Pio XII de Seberi. Sepultamento dia 30/05, no cemitério de Osvaldo Cruz.

menos de 1 minuto Os familiares de Romoaldo Finkstag comunicam com pesar o seu falecimento, ocorrido dia 28/05 em sua residência na Linha Vista Gaúcha em Erval Seco às 12hs. O corpo esta sendo velado na Igreja Católica Nossa Senhora da Saúde na Linha Vista Gaúcha. Atos de fé e sepultamento às 10hs no cemitério Bela Vista de Arco Iris.

menos de 1 minuto Os familiares de Eli Stam comunicam com pesar o seu falecimento, ocorrido dia 22/05/2017, às 16hs30min em sua residência em Seberi. O corpo será velado na Capela Mortuária Municipal de Seberi. **Atualizaremos demais informações. Depto. Secretária Rádio Seberi – Cristina Romitti

menos de 1 minuto Os familiares de Nicolina Martins da Silva comunicam com pesar o seu falecimento ocorrido dia 18/05/2017 às 01hs30min no Hospital Pio XII de Seberi. O corpo esta sendo velado na Capela Mortuária Municipal de Seberi. Sepultamento às 16hs.

menos de 1 minuto Os familiares de Noeli Amaral da Costa comunicam com pesar o seu falecimento, ocorrido dia 06/05/17 no Hospital de Caridade – Erval Seco. O corpo esta sendo velado no pavilhão da comunidade da Linha Bom Jesus – Erval Seco. **Atualizaremos demais informações.