A balsa sobre o rio da Várzea responsável pela travessia entre os municípios de Cerro Grande e Liberato Salzano está novamente com os seus serviços suspensos nesta semana devido a elevação das águas.
Desta forma os dois municípios estão sem uma ligação direta necessitando os usuários percorrer vários quilômetros de distância para chegar as duas cidades. Os prejuízos na área econômica também são muito grandes à medida que várias atividades são impactadas pela falta da ligação direta entre as duas cidades; setores como construção civil, serviços, comércio e produção rural.
No período das estações do outono e invernos as interrupções no serviço de travessia são constantes devido a elevação do nível do rio. Nesta semana por exemplo já são 4 dias sem operação da embarcação e não há previsão para que volte à normalidade.
O prefeito de Cerro Grande, Álvaro Decarli, salienta que a solução definitiva para o problema seria a construção de uma ponte ligando os dois municípios, projeto este que já está protocolado junto ao Governo do Estado.
O prefeito de Liberato Salzano, Gilson de Carli, destaca que a construção da ponte é uma necessidade urgente à medida que trará melhores condições de infraestrutura e transporte para o escoamento da produção, inclusive da Indústria de Sucos do Alto Uruguai (ISAU).
A expectativa dos gestores e da comunidade regional é que o projeto avance e a obra tenha inicio nos próximos meses não beneficiando apenas Cerro Grande e Liberato Salzano, mas uma grande região que será impactada por esta nova ponte.
Por: Ascom / Edevaldo Stacke / Divulgação - 24/06/2025
© Certto Tecnologia 2006 - 2025 . Todos os direitos reservados