Notícias sobre provável risco de rompimento de barragem da Foz do Chapecó são “fake news”

A Usina Foz do Chapecó Energia emitiu na terça-feira, 19, uma nota oficial em seu site sobre a circulação de “fake news” (notícias falsas) acerca do provável risco de rompimento da barragem. As falsas informações já estavam gerando apreensão entre comunidades de municípios diretamente atingidos pela hidrelétrica, como Alpestre, Iraí, Caiçara, Vicente Dutra e Pinheirinho do Vale. “A usina atende a todos os requisitos estabelecidos pela Lei de Segurança de Barragens e é constantemente monitorada, não existindo qualquer anomalia que comprometa a segurança da usina. Reforça ainda que rotineiramente realiza atividades de manutenção preventiva e novos investimentos para elevar o nível de segurança e evitar qualquer risco à população. A Foz do Chapecó solicita que antes de divulgar qualquer notícia, esclareça as dúvidas pelo Fale Conosco deste site”, diz a nota.

As “fake news” são muito comuns na Internet, em redes sociais como Facebook e WhatsApp e sites não-confiáveis, por isso a importância dos jornalistas e dos meios de comunicação na apuração e confirmação destas informações para a sociedade.

Obras no entorno da usina Foz do Chapecó são recomeçadas

A Foz do Chapecó Energia vai dar prosseguimento as obras no entorno da usina. Os trabalhos serão concentrados na retirada da parte submersa do muro intermediário do vertedouro, interrompido em 2018 devido ao período de chuvas. Durante as atividades, a usina vai operar sem restrições e com todos os requisitos de segurança. O muro a ser removido foi um dispositivo utilizado na construção da hidrelétrica e não tem nenhuma função estrutural e nem operacional. A retirada é uma medida de precaução e para evitar manutenções futuras.

Como a retirada da parte submersa do muro tem que ser feita a seco, será construída uma ensecadeira (barreira de barro e pedra) provisória em frente ao vertedouro. Após a obra, que deve durar três meses, essa barreira será retirada. Para garantir a vazão mínima de água abaixo da barragem, foi construído um canal ao lado do vertedouro, que permitirá a manutenção das condições ambientais.

A obra é uma iniciativa que se soma a outras já concluídas e que aumentam ainda mais a segurança da usina Foz do Chapecó, como o reforço da barragem, a construção do canal e melhorias no traçado da rodovia ACH-050, que liga Águas de Chapecó (SC) e Alpestre.

Apesar de estarem previstas apenas paralizações pontuais na rodovia, que serão avisadas para a comunidade por meio de boletins de rádio, a Foz do Chapecó Energia solicita atenção especial para quem trafega no local. A via estará sinalizada e é solicitada atenção do motorista que transita sobre a barragem.

Fonte: Jornal O Alto Uruguai

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *