Proerd forma 110 alunos em Vicente Dutra e Caiçara

Na reta final do ano de 2018, o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) da Brigada Militar formou neste mês 70 estudantes no município de Vicente Dutra e 40 em Caiçara, no Norte do RS. Inspirado no programa norte-americano Drug Abuse Resistence Education (D.A.R.E.), o objetivo do Proerd é transmitir a crianças e adolescentes mensagens de valorização à vida e à importância de se manter longe das drogas e da violência.

Quem esteve à frente como instrutor nas duas cidades foi o soldado Cristiano Tibola, que por dois meses e meio se dedicou a ministrar as aulas baseadas na cultura de prevenção. “Em Caiçara, sou instrutor há seis anos, apenas em um ano não foi possível. Em Vicente Dutra, foi o primeiro ano. Há uma sensível melhora no comportamento das crianças em relação ao seu posicionamento sobre bebidas alcoólicas e cigarros, bem como a outros tipos de drogas. Muda também a relação entre policial e os jovens que participam do programa, há uma aproximação e os jovens refletem melhor sobre suas escolhas pensando nas consequências”, considerou o soldado.

A cerimônia mais recente ocorreu na última segunda-feira, 26 de novembro, em Caiçara, onde o programa envolveu três turmas do 5º ano de instituições estaduais e municipais. Já no dia 23 de novembro foi em Vicente Dutra, que teve seis turmas espalhadas entre as escolas Álvaro Leitão, Cardeal Roncalli, Érico Veríssimo e 14 de Maio.

 

 

 

 

 

*Cristiane Luza/Folha do Noroeste

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *