Vacinação contra Febre Aftosa inicia nesta quinta-feira

Nesta quinta-feira, 1º de novembro, a maior parte dos Estados brasileiros vai iniciar a segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa. Desta vez, serão imunizados os animais com até 24 meses. É O caso do Rio Grande do Sul. Em Frederico Westphalen, as doses da vacina nas agropecuárias custa em média R$ 1,90.

Na etapa de maio foram vacinados 197,87 milhões de animais de um total previsto de 201,23 milhões de cabeças. A cobertura vacinal atingiu 98,33%. Atualmente o rebanho brasileiro de bovinos e bubalinos é de 217.493.867. O Brasil é considerado livre da aftosa com vacinação pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).

Conforme estimativas da Divisão de Febre Aftosa (Difa) do Mapa, em 2018 deverão ser utilizadas 337.713.800 doses de vacinas; em 2019, serão 308.235.501.

 

Cuidados com a vacinação

– Compre as vacinas somente em lojas registradas. 

– Verifique se as vacinas estão na temperatura correta: entre 2° C e 8° C. 

– Para transportá-las, use uma caixa térmica, coloque três partes de gelo para uma de vacina e lacre. 

– Mantenha a vacina no gelo até o momento da aplicação. 

– Escolha a hora mais fresca do dia e reúna o gado. Mas lembre-se: só vacine bovinos e búfalos.

– Durante a vacinação, mantenha a seringa e as vacinas na caixa térmica e use agulhas novas, adequadas e limpas. A higiene e a limpeza são fundamentais para um bom resultado.

– Agite o frasco antes de usar e aplique a dosagem certa em todos os animais: 5 ml. O lugar correto de aplicação é a tábua do pescoço, podendo ser no músculo ou embaixo da pele. Aplique com calma, para evitar a formação de caroço no local da vacina.

– Siga as recomendações de limpeza, utilize a agulha certa, desinfetada e trocada com frequência. 

– Não se esqueça de preencher a declaração de vacinação e entregá-la no serviço veterinário oficial do seu estado junto com a nota fiscal de compra das vacinas. 

 

 

 

*Eder Calegari/Folha do Noroeste

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *