Hospitais são adequados para Pronto Atendimento de Urgência

Cinco hospitais que fazem parte da 19ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) estão sendo habilitados para prestar serviços relacionados ao Pronto Atendimento de Urgência (PADU). Com isso, mais recursos serão destinados às casas de saúde. Fazem parte da mudança os hospitais de Vicente Dutra, Erval Seco, Taquaruçu do Sul, Vista Gaúcha e Liberato Salzano.

” Isto altera as responsabilidades em atendimentos. Agora, os hospitais serão espécies de “Postão 24h” com atendimento de urgência e emergência. Depois de prestado o socorro, a função é encaminhar o paciente à referência”, explica Fernando Panosso, coordenador da 19ª CRS.

A partir disso, nesta terça-feira, 30, o primeiro hospital a se adequar e assinar o convênio foi o de Vista Gaúcha que, antes da mudança recebia do Estado R$ 12 mil e agora irá receber cerca de R$ 32 mil mensais, a partir de dezembro. De acordo com a presidente do hospital, Arcila Macari, o atendimento prestado até então já estava sendo realizado de forma eficaz e os novos recursos são bem-vindos.

Para o prefeito Celso José Dal Cero, a representatividade da mudança é motivo de alegria para a Associação Beneficente Hospitalar de Vista Gaúcha. “Isso é um novo passo para os hospitais de pequeno porte que hoje realmente sofrem e precisamos de rumos diferentes”.

Também estiveram presentes no ato, o secretário de Saúde de Vista Gaúcha, Ivair Gonçalves Vieira, o presidente da Comunidade Hospitalar, José Dorneles, e membros da 19ª CRS.

 

 

 

 

*O Alto Uruguai

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *