Túlio Zanchett: segundo prefeito da história de Seberi deixa saudades

Seberi perdeu um homem que fez história no município, na última quinta-feira, 25 de outubro. Tulio Zanchett, ex-prefeito seberiense, foi acometido por uma infecção generalizada, segundo os médicos, e veio a falecer.

Túlio Luiz Zanchett, nasceu em 1934, na localidade de Silva Jardim, em Casca (RS). Filho de Romano Zanchett e Hermelinda Gemelli Zanchett, foi o segundo prefeito municipal da história de Seberi, seguindo os passos de seu tio, Marcelo Zanchett, o primeiro prefeito do município.

Beatriz Salete Ortigara Bertinato, esposa de um primo de Túlio, concedeu entrevista ao nosso Departamento de Jornalismo na manhã desta segunda-feira, 29, e trouxe mais detalhes e histórias da trajetória de Túlio Zanchett.

Túlio saiu de Seberi para estudar em Porto Alegre, onde se formou em Direito e retornou para Seberi para atuar. De 1964 a 1969, Túlio, que “era um homem simples e esmerado pela educação, construiu escolas e estradas para locomoção, tanto que há uma escola na Linha Carmo, interior de Seberi, que leva seu nome”, destacou Beatriz.

Após residir durante anos em Seberi, Túlio, sua esposa Marlene e seus quatro filhos seguiram para o Paraná, para trabalhar no ramo da indústria madeireira. Até seus últimos dias de vida, Túlio estava atuando na agropecuária.

“O Túlio era um homem que sonhava com um Seberi grande e desenvolvido. Muitas obras tiveram início com ele, e como católico praticante, ele incentivou na construção da Paróquia Nossa Senhora da Paz, e remodelou a Praça da Paz”, mencionou a familiar, Beatriz.

O lazer do ex-prefeito era ter momentos com a família, e por ser um  homem muito amigo e influente em toda a região, mostrou-se uma grande perda para a família, para o município de Seberi e também para a região, que o teve como segundo presidente da Associação dos Municípios da Zona da Produção (Amzop).

Atualmente, aos 84 anos, o ex-prefeito, que foi também deputado Estadual pelo Paraná, morava em Foz do Iguaçu (PR) e passava também por sua outra residência, em Curitiba (PR), onde faleceu e foi enterrado.

 

 

Acompanhe a entrevista na íntegra através do player abaixo:

 

 

 

Marina Bonez/Depto.Jornalismo Rádio Seberi

Foto: Arquivo Pessoal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *