O Sábado é de Prevenção ao Câncer no município de Seberi

Neste sábado, 27, acontece durante  turno da manhã e tarde, um dia focado para a prevenção ao Câncer. Dentre as atividades, está a coleta do exame preventivo de colo de útero, exame preventivo contra o Câncer de Boca, entrega de requisições para exames de mamografia e densitometria óssea. Além disso, ainda há profissionais fazendo cortes de cabelo, pintura de unhas e maquiagem nas mulheres que passam pelo Posto de Saúde Central para se prevenir contra o Câncer.

As atividades acontecem das 8h às 11h30 e das 13h30 às 16h30, no Posto de Saúde Central de Seberi, e visam conscientizar e prevenir a doença, que hoje acomete muitas mulheres na nossa região. A secretária municipal de saúde, Lurdes Gemelli, destacou a importância dessa atividade, porque “é muito bom fazer esses exames e não ter nada. Mas em casos que tenha, nós podemos auxiliar no tratamento, e quanto antes descobrir uma doença, menos dificuldades a paciente passará”.

Além dos exames e momentos de beleza, a ação ainda oferece um coffe break para os presentes, com decoração e cardápio referente à cor desse mês de prevenção: Rosa. “Está sendo muito gratificante para nós ver essas mulheres presentes aqui, buscando a prevenção, porque é isso que nós buscamos, assim como em Novembro acontece para os homens, em alusão ao Novembro Azul. Todo dia é dia de se cuidar, mas nessa semana então nós intensificamos essas ações de prevenção ao câncer e foi um sucesso, assim como hoje nós esperamos que novamente tenha a participação de ainda mais mulheres que busquem prevenir essa doença”.

Então ressaltamos a importância da presença de todas as mulheres da comunidade para essa ação de prevenção ao Câncer. Para poder realizar os exames gratuitamente, é necessário apenas um documento com foto e comprovante de residência.

 

 

 

Reportagem e texto: Marina Bonez/Depto.Jornalismo Rádio Seberi

Fotos: Cristina Romitti/Rádio Seberi

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *