Rodeio Bonito é sede do 44º Dia Estadual do Porco

Na manhã desta sexta-feira, 10, o Ginásio Municipal Antônio Trento, de Rodeio Bonito, foi sede do 44º Dia Estadual do Porco. O evento, realizado em conjunto pela Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul e Prefeitura Municipal de Rodeio Bonito, ocorre a cada ano em um município diferente, reunindo suinocultores independentes e integrados, representantes de cooperativas e agroindústrias, técnicos, veterinários, autoridades ligadas ao setor, estudantes e outros profissionais.

No RS, a suinocultura está presente em 320 municípios e representou, no ano passado, 30% das exportações brasileiras. O Estado é o segundo maior produtor e exportador de carne suína do Brasil, ficando atrás apenas de Santa Catarina.

As atividades iniciaram às 7h30, com um café da manhã, contando com a presença do ex-ministro e presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal, Francisco Turra, que falou sobre os desafios da proteína animal. O prefeito de Rodeio Bonito, José Arno Ferrari, em entrevista à nossa equipe de reportagem, ressaltou a importância da cadeia produtiva de suínos, porque “a suinocultura hoje é a engrenagem fundamental para o bom desempenho da economia da região. É fundamental no agronegócio do estado e da nação.”

O encerramento do evento ocorreu ao meio-dia, no Salão Paroquial do município, sendo oferecido um almoço tendo como base a carne suína.

 

 

 

Marina Bonez/Depto. Jornalismo Rádio Seberi

Foto: André Bairros/Rádio Seberi

Com informações da Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo – RS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *